Palestra reúne mais de mil jovens em Bauru

Evento orienta estudantes do ensino médio na escolha do emprego e profissão

Bauru, 10 de outubro de 2013 – Mais de mil estudantes lotaram, na manhã desta quinta-feira (10), o Anfiteatro Guilherme R. Ferraz (Guilhermão), Campus da Unesp Bauru, para assistir a palestra Profissões do Futuro: Você está no jogo?. A apresentação, ministrada pelo consultor de carreiras de jovens e autor do livro que deu nome ao evento, Sidnei Oliveira, foi promovida pela Comissão Municipal do Emprego (CME) de Bauru em parceria com a prefeitura da cidade e sindicatos. Participaram mais de mil jovens do ensino médio das cidades de Bauru, Lençóis Paulistas, Cafelândia, Agudos e Piratininga.

Presente no evento, o secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais, parabenizou o idealizador da iniciativa, Alexandre Bertoni, diretor regional da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e presidente da Comissão Municipal do Emprego (CME) em Bauru. Em seu discurso, o secretário lembrou a importância da qualificação e a contribuição que a SERT pode oferecer para o público jovem. “Temos várias ações para quem está começando, desde o Programa Estadual de Qualificação (PEQ) até o Time do Emprego que ajuda o jovem com dificuldade para conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, afirmou o secretário.

Além do secretário e Bertoni, estiveram presentes, a secretária de Bem-Estar Social de Bauru, Darlene Tendolo, o diretor da faculdade de Engenharia da Unesp, Édson Capello, o secretário geral da Fequimfar, Édson Bicalho, o diretor do SEST/SENAT, Milton Yamada, o diretor regional do Ministério do Trabalho, José Eduardo Rubo, dentre outras autoridades.

“Nós valorizamos o jovem, porque sabemos que ele é o futuro. E é a profissão que irá garantir a satisfação pessoal e a realização dos sonhos de vocês”, disse a secretária Tendolo.

Por cerca de uma hora e meia, Sidnei Oliveira orientou os jovens sobre o mercado de trabalho e falou sobre questões a respeito das profissões, desde as tradicionais (medicina, engenharia) até áreas inovadoras (gestão de resíduos, bioinformática).

Assim como o secretário, Oliveira também falou sobre a necessidade da experiência e capacitação. “Hoje a competição pela vaga também inclui aquele profissional experiente, que volta ao mercado de trabalho qualificado por ter mais maturidade”, afirmou.

Confira aqui as fotos do evento.

Assessoria de Imprensa Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho