Parabéns, Mulher!

Imagem 431

(Na foto: Zizi Oliveira, Rita de Cássia e Vivian Cardoso)

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo, 8 de março, se originou nas manifestações feministas do começo do século passado. O direito pelo voto, melhores condições de vida e trabalho, e a busca constante pela igualdade, sempre encabeçaram essa causa.

Atualmente, a luta pelos direitos da mulher continua viva e ativa. O movimento feminista se expandiu nas diferentes áreas da sociedade. Na Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho não é diferente: nossos programas beneficiam cada vez mais as mulheres que buscam desde o primeiro emprego, passando pela recolocação no mercado de trabalho e pelo empreendedorismo.

Entre todas as conquistas femininas, uma delas se destaca, a conquista pelo trabalho formal. Somente no primeiro trimestre de 2015, mais de três mil mulheres foram recolocadas no mercado de trabalho. Segundo o Sistema de Emprego e Desemprego (Dieese/Fundação Seade), as mulheres representam, na Região Metropolitana de São Paulo, 55,1% do mercado.

Veja o que pensam três funcionárias da SERT, as secretárias Rita de Cássia, Vivian Cardoso e Zizi Oliveira, exemplos dessa geração de mulheres batalhadoras:

Como vocês veem a relação das mulheres com o trabalho dentro da SERT?

Zizi: “Somos respeitadas. As mulheres cresceram muito aqui, hoje em dia estamos em grande número dentro dos setores, coisa que algum tempo atrás não existia.”

Como enxergam o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho?

Rita de Cássia: “Houve um grande crescimento. E já tivemos estudos que comprovam que o salário feminino, por exemplo, está maior, próximo ao masculino. Oportunidades sempre vão existir e podemos provar que a mulher é capaz, sim.”

Você acredita que, futuramente, a mulher alcançará a igualdade no mundo do trabalho?

Vivian: “Se continuar nesse ritmo de crescimento, sim, nós mulheres temos uma imensa capacidade de fazermos muitas coisas ao mesmo tempo, com a mesma dedicação e atenção.”

Nós, da SERT, desejamos a todas as mulheres-profissionais, mães, esposas, filhas e avós, um dia feliz, cheio de conquistas e livres de todo e qualquer tipo de preconceito.