PATs da Grande São Paulo empregam mais de 10,7 mil cidadãos

Primeiro semestre deste ano apresenta crescimento de 11,4% no comparativo com o mesmo período de 2012

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da Grande São Paulo inseriram 10.746 cidadãos no mercado de trabalho no primeiro semestre deste ano. No total, foram oferecidas mais de 161 mil vagas profissionais. No período, 333.626 pessoas se inscreveram no sistema Emprega São Paulo/Mais Emprego – agência de empregos pública e gratuita gerenciada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Como de costume, prestação de serviços, indústria e comércio são os setores com mais vagas ofertadas na região”, diz o secretário de Estado de Emprego, Carlos Ortiz. Entre as oportunidades mais ofertadas, estão as de auxiliar de linha de produção, operador de telemarketing e auxiliar de limpeza.

Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um acréscimo no número de pessoas inseridas no mercado de trabalho. Nos seis primeiros meses de 2012, 9.558 cidadãos conseguiram emprego através da intermediação de mão de obra (IMO) existente nos Postos. Houve também crescimento no número de vagas oferecidas: 117.040 vagas ofertadas nos seis primeiros meses de 2012 contra 161.319 deste ano (37,8% de aumento).

Atualmente, são 47 Postos gerenciados pela SERT na Região Metropolitana, sendo que nove deles funcionam em unidades do Poupatempo. “Nos PATs, o cidadão também pode emitir a carteira de trabalho, conseguir habilitação para o seguro-desemprego e se inscrever nos programas da SERT, como o PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), o Time do Emprego, o Jovem Cidadão e o Aprendiz Paulista”, completa Ortiz.

Mais sobre os PATs

Os Postos buscam alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, através de informações e orientações ao trabalhador. Aos empregadores, as unidades colaboram na busca de recursos humanos e promovem o encontro de ambos através da IMO.

Confira o endereço dos PATs da Região Metropolitana de São Paulo no site www.emprego.sp.gov.br

Gabriel de Luna

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)