PATs empregam mais de 19 mil nos primeiros quatro meses do ano

Crescimento de admissões foi de 24,8% no comparativo com o mesmo período de 2012; setores de serviço, construção civil, comércio e indústria lideram

Mais de 19 mil cidadãos foram inseridos no mercado de trabalho paulista por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), nos primeiros quatro meses deste ano. Isto representa crescimento de 24,8% se compararmos o mesmo período do ano passado. Atualmente, são 247 Postos gerenciados pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) espalhados pelo Estado.

No PAT, entre outros serviços e programas de geração de emprego e renda, o cidadão tem acesso à intermediação de mão de obra (IMO), que é realizada por meio do sistema Emprega São Paulo/Mais Emprego, agência de empregos pública e gratuita gerenciada pela parceria firmada entre a SERT e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De 01 de janeiro a 30 de abril, 19.061 cidadãos foram empregados.

“Serviço, construção civil, comércio e indústria estão entre os setores que se destacam pelo número de vagas ofertadas e candidatos encaminhados”, afirma o secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz. No período, as vagas mais ofertadas foram para operador de telemarketing receptivo, faxineiro, trabalhador da manutenção de edificações, vendedor de comércio varejista e alimentador de linha de produção.

“Houve crescimento de 26,3% no número de vagas oferecidas nos PATs. Foram 134 mil nos primeiro quadrimestre de 2012 contra aproximadamente 182 mil neste ano”, ressalta Marcos Wolff, coordenador de Operações da SERT e responsável pela administração dos Postos.

“Por meio dos PATs, a SERT também oferece aos cidadãos habilitação para o seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, inscrição para programas gerenciados pela SERT, como o PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), Jovem Cidadão, Aprendiz Paulista e o Time do Emprego, por exemplo. Tudo gratuitamente”, acrescenta Ortiz.

Até o final de maio, mais dois Postos serão inaugurados. As cidades de Piraju e Laranjal Paulista, na região de Botucatu, serão contempladas.

Mais informações

Os PATs têm por objetivo a busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego. Aos empregadores, o Posto contribui na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de mão de obra de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego.

Confira a relação completa de endereços e telefone dos Postos no site da SERT: www.emprego.sp.gov.br

Tadeu Inácio

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)