PEQ realiza formatura de 120 alunos na Grande São Paulo

São Paulo, 3 de julho de 2017 – Na última sexta-feira (30), o  Programa Estadual de Qualificação (PEQ) realizou a formatura de 120 alunos em Poá e Itaquaquecetuba, dois municípios da Grande São Paulo Leste.  Os formandos foram certificados nos cursos de manicure, panificação e informática.

Entre os formandos encontram-se histórias de todos os tipos, desempregados, estudantes, mães, pais de família e até jovens que já tinham desistido dos estudos. “Eu e mais algumas amigas saímos da escola e não voltamos mais. Eu não tinha planos de voltar a estudar, muito pelo contrário, só queria arrumar um emprego e curtir a vida. Depois do curso, eu repensei tudo. Vi o quão importante são os estudos, a atualização e a troca de ideias. Pretendo voltar para a faculdade o mais rápido possível”, relatou Luciene, aluna e formanda do curso de manicure do município de Itaquá.

Os eventos contaram com a participação do secretário em exercício da SERT, Eufrozino Pereira e do diretor regional da Grande São Paulo leste, Geraldo Pereira, além de autoridades locais de ambos municípios, como o prefeito Poá, Giancarlo Lopes da Silva, o presidente da Câmara Municipal de Poá, Welson Lopes, da primeira dama de Itaquaquecetuba, Joerly Nakashima e professores convidados.

O secretário Eufrozino Pereira deixou durante seu discurso uma mensagem de incentivo aos recém-formados. “Vocês foram escolhidos e hoje levam daqui um certificado importantíssimo em um momento tão difícil. Hoje vocês se tornam cidadãos qualificados e prontos para buscarem uma oportunidade no mercado de trabalho”.

O início de uma vida

Mayara, 19 anos, formanda do curso de informática em Poá conta com entusiasmo como foi participar do programa. “Confesso que entrei  no curso por insistência do meu irmão que também fez, mas não demorou muito para eu me apaixonar pelas aulas. Mesmo com pouco recurso nós aprendemos muito, o professor também era incrível”.

IMG_1333

Caroline, 22 anos, formanda do curso de panificação relata que já começou a por em prática os ensinamentos do curso. “Eu já fazia algumas coisas em casa para vender e ajudar minha mãe, com o curso eu ampliei os produtos. Faço pão de mel, bala de leite ninho e também biscoitos. Eu vendo para o pessoal da escola que fica perto da minha casa, agora no período de férias estou descansando. Além de ocupar o tempo, pois estou desempregada, hoje consigo ajudar minha família. Tudo isso graças ao PEQ”.

IMG_1316

O PEQ

o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.

O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)