Observatório do Emprego e do Trabalho

O Observatório do Emprego e do Trabalho (www.observatorio.sp.gov.br) foi lançado em fevereiro de 2009 pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE/USP).

É uma ferramenta que faz um mapeamento da situação real do emprego formal – com carteira assinada – no Estado de São Paulo como um todo, em cada uma de suas regiões administrativas e nos 645 municípios paulistas. O Observatório também disponibiliza dados sobre o trabalho informal.

As informações são atualizadas mensalmente, disponibilizadas em Boletins Mensais e acessadas pela internet, no site www.observatorio.sp.gov.br

Inovação

Os indicadores criados pela FIPE para o Observatório do Emprego possibilitam um acompanhamento detalhado do que ocorre no mercado de trabalho e podem ajudar na implantação de políticas públicas nos municípios.

É uma inovação no âmbito de pesquisas sobre mercado de trabalho, pois apresenta novos indicadores, que analisam e decodificam dados de pesquisas conhecidas e tradicionais.

Bases

Os indicadores do Observatório têm como bases o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Boletim Mensal

Cada Boletim Mensal é dividido em oito seções, que abordam os seguintes assuntos:
(1) Variação no emprego segundo a Região Administrativa;
(2) Variação no emprego segundo o Ramo de Atividade;
(3) Salário médio dos admitidos;
(4) Pressão salarial;
(5) Rotatividade da mão de obra;
(6) Análise ocupacional do emprego;
(7) Dois municípios em destaque;
(8) Empreendedorismo.

Boletins/ 2017

Janeiro de 2017/  Março de 2017/ Release – Abril de 2017/ Release – Maio de 2017 /Release – Junho de 2017

Boletins/2016

Janeiro de 2016 / Fevereiro de 2016 / Março de 2016Abril de 2016Maio de 2016 / Junho de 2016 / Julho de 2016 / Agosto de 2016

 

Serviço

www.observatorio.sp.gov.br