Pessoa com deficiência: Franca sedia caravana

São Paulo, 26 de junho de 2015 – O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (PADEF/SERT) marcou presença na sexta edição da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, organizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, hoje, em Franca.

Tendo como tema principal o combate à violência, a ação abre espaço também para questões relacionadas ao trabalho. O Estado conta com 250 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) para cadastramento de pessoas com deficiências às vagas disponíveis e outros serviços de apoio. Também é possível utilizar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br com essa finalidade.

A supervisora do PADEF, Marinalva Cruz, informa que em Franca quase 59 mil se declararam com algum tipo de deficiência. A fonte é o censo do IBGE de 2010. No País são quase 46 milhões de pessoas (23,9% da população) e, no Estado, mais de 9,3 milhões.

Excluídos os menores de 16 anos, que ainda não podem ir para o mercado pela Lei de Cotas, os maiores de 60 e os que têm deficiências que não se enquadram nesta lei, calcula-se que, do total desse público, metade está disponível para o mercado de trabalho.

“Daí a importância de eventos de conscientização como estes, tanto para os trabalhadores saberem que existe essa opção, quanto para os empregadores aprenderem a valorizar a pessoa com deficiência naquilo que ela tem como habilidades e conhecimento”, afirma Marinalva.

Ela alerta os moradores da região sobre a existência de cinco PATs na região: Batatais (Praça Cônego Joaquim Alves, 167, sala 14, Centro); Ituverava (rua Coronel Irlandino Barbosa Sandoval, 10); Orlândia, (Avenida D, 422, Jardim Boa Vista); Franca, rua Campos Salles, 1.495, Centro, e dentro do Poupatempo (rua Ouvidor Freire, 1.986, Centro). Basta ir até lá para verificar as vagas abertas.

Sobre a caravana
Iniciada em abril, teve passagens anteriores por Socorro, Boraceia e Santa Fé do Sul. A programação segue até o final do ano, totalizando 13 municípios. O próximo será Guaratinguetá, em 31 de julho. Os interessados deverão levar RG, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento e uma foto 3×4.

O evento costuma contar com desfile de moda inclusiva, apresentação artística, palestras (incluindo do PADEF, que também emite carteiras de trabalho, cadastra para vagas, orienta candidatos e empregadores), encontro sobre violência e apresentação dos principais projetos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Adriana Rota
Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)