Pró-Egresso realiza processo seletivo para costureiros

*Os nomes utilizados no texto são fictícios para preservar a identidade dos envolvidos

 

“A única coisa que me resta é ter fé.” A frase dita por Francisco* resume o sentimento de todos os egressos participantes do processo seletivo ocorrido na tarde de ontem, na sede da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Clique aqui e veja todas as fotos.

Após a conversa com o recrutador, Francisco pôs-se a ler sua bíblia. Enquanto esteve preso, conheceu algumas pessoas que o ajudaram a mudar seu caminho. Há um ano, se batizou em uma igreja evangélica, onde começou a aprender música.

“Hoje, sinto que sou uma pessoa nova, que aprendeu com os erros do passado. Se Deus permitir, vou sair daqui com essa vaga e provar, tanto para mim quanto para o mundo, que eu sou capaz de fazer qualquer coisa, que sou uma pessoa confiável”, disse Francisco, sem largar a bíblia de suas mãos.

IMG_8073

Francisco se apega a fé para conseguir um novo emprego

Atualmente, Francisco mora num albergue na Barra Funda. “Se vira” com bicos de cabeleireiro. “Quando eu tava preso, acabei aprendendo a cortar o cabelo dos outros detentos com pente e lâmina”, explica. “Agora eu faço o cabelo do pessoal do albergue. O pessoal de fora cobra 30, 40 reais… Eu só cobro 10 do pessoal”, disse aos risos.

Marcela*, mais uma das candidatas, também tem esperanças de contratação. Com 32 anos ‘nas costas’, quer recomeçar sua vida. “Já são mais de quatro meses na rua. Até agora, nadinha. Mas dessa vez estou confiante”, contou.

IMG_8034

Os selecionados para participar do processo foram convocados pelo programa Pró-Egresso, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Foram escolhidos candidatos que já faziam parte do curso de costura, promovido por uma empresa parceira do Pró-Egresso.

Os candidatos aprovados, muito mais que um salário, receberão uma nova oportunidade de reconstruir seus próprios caminhos.

Mais Sobre o Programa

O Pró-Egresso tem por finalidade a empregabilidade e integração social. Podem se beneficiar do programa egressos em regime aberto, em livramento condicional, com liberdade provisória, indulto pleno, penas alternativas, em cumprimento pleno, além de presos em regime semiaberto.

IMG_8042

Empresas interessadas podem realizar o cadastro de vagas no site www.empregasaopaulo.sp.gov.br – E os egressos podem atualizar o cadastro pessoal em qualquer um dos 251 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs).

Todas as contratações atendem ao decreto de lei número 56.290/10, que determina que todos os órgãos da administração direta ou indireta disponibilizem cerca de 5% das vagas de emprego abertas na construção civil, asseio, conservação, jardinagem e plantio, alimentos, recepção, portaria e apoio logístico sejam destinadas a egressos.

Gabriel Luna
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho