Pró-egresso realiza seleção para empresa de limpeza

No total, 15 vagas foram disponibilizadas

São Paulo, 13 de julho de 2016 – “Troquei uma arma pela bíblia, à noite pelos exercícios e o crime pela fé”, conta Henrique*. O ex-detento participou na tarde da última terça-feira (12) de uma seleção para o preenchimento de 15 vagas de emprego disponibilizadas por uma empresa do setor de limpeza através do programa Pró-Egresso.

28003951760_77277af3d3_o

A parceria entre as empresas e o programa colaboram para a redução do preconceito no mercado de trabalho e leva esperança aos participantes que querem recomeçar suas vidas. “Faz muito tempo que estou nessa vida do crime e das coisas erradas. Tive três filhos, um deles até já é casado. Sempre achei que conquistaria as coisas para eles por meio do caminho fácil, até que fui presa e obrigada a responder pelos meus atos”, relatou Fernanda*, participante do processo seletivo.

Fernanda passou os dois últimos anos presa, longe de seus filhos e de sua família. Sem contato com a realidade, recebia cartas dos filhos quase toda semana, o que segundo ela, era o momento mais difícil de ser superado. “Eu lia aquelas cartas, tão inocentes, tão puras e eu me culpava por não estar ao lado deles, por fazer eles passarem por isso. Foi muito difícil, mas ao mesmo tempo aprendi muito e sai disposta a recomeçar minha vida”.

28003956180_098f5eb3f3_o

Questionada sobre o que faria com seu primeiro salário, Alessandra responde com alegrias nos olhos que levará seus filhos para um passeio pela cidade. “Quero levar eles para passear no shopping, no parque, comprar as coisas de casa. Recomeçar”.

Os candidatos trabalharão como auxiliares de limpeza nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e receberão o salário de R$1.007, além dos diversos benefícios oferecidos pelos contratantes como o auxílio alimentação e transporte.

Mais Sobre o Programa

O Pró-Egresso tem por finalidade a empregabilidade e integração social. Podem se beneficiar do programa egressos em regime aberto, em livramento condicional, com liberdade provisória, indulto pleno, penas alternativas, em cumprimento pleno, além de presos em regime semiaberto.

Empresas interessadas podem realizar o cadastro de vagas no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br – E os egressos podem atualizar o cadastro pessoal em qualquer um dos 251 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs).

Todas as contratações atendem ao decreto de lei número 56.290/10, que determina que todos os órgãos da administração direta ou indireta disponibilizem cerca de 5% das vagas de emprego abertas na construção civil, asseio, conservação, jardinagem e plantio, alimentos, recepção, portaria e apoio logístico sejam destinadas a egressos.

Ana Silvestre

*Os nomes utilizados para os personagens são fictícios para preservar suas identidades