Programa Estadual de Qualificação conclui turmas em Atibaia

Noite de festa marcou o encerramento das turmas no município

A noite da última quarta-feira (21) foi marcante para 25 participantes do Programa Estadual de Qualificação (PEQ) do município de Atibaia. O Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM) recebeu a formatura do programa, que tem o objetivo de qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. Na cidade, foram aplicados os cursos de “Auxiliar de Departamento Social” e de “Auxiliar Administrativo”.

34661663093_dece1c7e02_o

“A necessidade de qualificação é uma realidade no país e sabemos da importância que o estado de São Paulo tem nesse processo”, afirmou o secretário-adjunto da SERT, Eufrozino Pereira, que compareceu à cerimônia. “Toda semana estou no interior e posso ver a importância de se aplicar políticas de qualificação profissional nos municípios”, completou o secretário.

Além de Pereira, também estiveram presentes o vice-prefeito, Emil Ono, o vereador Michel Carneiro, a diretora regional da SERT em Campinas, Ana Paula Marques e o supervisor do PEQ, Fernando Ferreira.

35304604052_f11db44a4a_o

“Vocês são pessoas privilegiadas”, exaltou o vice-prefeito. “O mercado de trabalho é ferrenho. Se você se acomoda, fica para trás. Por isso, busquem conhecimento”, completou.

“A escolha dos cursos para os municípios é complexa. Por isso, procuramos aplicar cursos que se encaixem em mais de uma ocupação. Não conseguimos atender a todos o municípios do estado, mas buscamos ampliar a atuação do programa ao máximo de pessoas possível, de acordo com nosso orçamento”, explicou Ferreira. “Este é o primeiro passo. Agora é com vocês!”, completou.

“A parte técnica é importante. Mas o que realmente faz a diferença é o relacionamento humano e o respeito”, disse Ana Paula. Para Carneiro, a qualificação profissional deve ser prioridade. “Sem mão de obra qualificada, não adianta abrir postos de trabalho. Parabenizo a todos pela conquista”, disse.

Agarrar as oportunidades

A busca por um emprego exige esforço. Com 36 anos, casada e com um filho de 17 anos para sustentar, Josiane Jesus resolveu encarar um novo desafio. “Fiz a minha inscrição na prefeitura e não me arrependi. O PEQ foi um grande aprendizado para mim”, afirmou Josiane, que participou do curso de Auxiliar Administrativo.

35341000131_a75ffa4287_o

Josiane está licenciada devido a uma cirurgia realizada há alguns meses. Aproveitou a chance para continuar adquirindo conhecimentos. “O PEQ foi uma grande oportunidade que eu agarrei. Estudar nunca é demais. Quanto mais aprendemos, mais desenvolvemos nossa vida e aumentamos nossa chance de um emprego.”, disse.

Governanta há quatro anos, Josiane pretende seguir os conselhos que recebeu no curso. “Quero seguir buscando cursos de qualificação”, afirmou. “Um dia, quero atuar como secretária executiva. Mas para isso, é preciso aproveitar as oportunidades. Espero que outras pessoas vejam em mim esse exemplo”, concluiu.

Mais sobre o PEQ

Ligado à Coordenação de Políticas de Emprego e Renda da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (CPER/SERT), o PEQ busca capacitar o aluno para aumentar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Os cursos têm carga horária de 160 horas, divididos em habilidades gerais e específicas. Os participantes que não possuem renda recebem bolsa-auxílio e auxílio-transporte.