Programa Estadual de Qualificação forma 60 alunos em Monte Mor

Alunos escolheram entre dois cursos para diferentes áreas

São Paulo, 12 de maio de 2017 – Diante de um cenário de crise e difícil acesso ao mercado de trabalho, 60 cidadãos do município de Monte Mor decidiram correr atrás de qualificação e aperfeiçoamento profissional por meio do Programa Estadual de Qualificação (PEQ).

34597323465_98d9578bf5_o

Na noite da última quarta-feira (10) os formandos das duas turmas ministradas no município receberam os certificados dos cursos de técnico em vendas e eletricista residencial. Com o objetivo de qualificar e aproximar os participantes de uma oportunidade profissional, o programa aumenta as chances de inserção do trabalhador no mercado de trabalho.

A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, além de autoridades como o secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, do prefeito de Monte Mor, Thiago Assis, do vice-prefeito, Rogério Maluf, do presidente da Câmara de Monte Mor, Valton Assis, da diretora regional de Campinas, Ana Paula Brunetti, do supervisor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Monte Mor, Eduardo Medeiros e de vereadores do município.

33754204794_bfa7baa65e_o

Segundo o secretário, o PEQ é peça ímpar em um momento dificuldade no país .”Vocês participaram de um programa que eleva o currículo e a formação de vocês. Hoje vocês tem um conhecimento a mais e estão muitos passos a frente de outros cidadãos. É importante que esse conhecimento não pare. Aprendam todos os dias”, ressaltou José Luiz Ribeiro.

Vidas e sonhos

Maria Brandão, formanda do curso de técnico em vendas, estava na plateia acompanhada de um tio. A aluna afirmou que já havia perdido as esperanças de estudar e se recolocar no mercado de trabalho quando surgiu a oportunidade de participar da qualificação. “Estou desempregada há 2 anos, moro com minha mãe e graças a ela tenho uma condição digna de vida. Já procurei por trabalho e até agora nada, nem entrevistas consigo mais. Quando soube do curso já me inscrevi de cara. Acho que toda oportunidade de conhecimento é válida e importante. Só assim a gente evolui”, afirmou.

PEQ

O programa – que é gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) – beneficiou mais de  mais de 19 mil pessoas em 2014.

O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola.

Ana Silvestre

Assessoria de Comunicação/SERT