Programa Estadual de Qualificação (PEQ) forma 90 alunos em Ribeirão Pires

Projeto é parceria entre o Estado e empresas do ramo alimentício

São Paulo, 5 de dezembro de 2016 – Emoção e alegria marcaram a primeira formatura de três turmas do Programa Estadual de Qualificação – PEQ, batizada de PEQ Chocolate. A cerimônia foi realizada no Ribeirão Pires Esporte Clube na noite do último sábado (3). Além dos 90 formandos, familiares e amigos puderam prestigiar esse primeiro passo de um futuro de conquistas.

“Em outubro, comecei a fazer um curso de panificação e ao mesmo tempo soube do curso do PEQ Chocolate por meio de uma amiga. Logo já pensei em unir as duas formações de alguma forma. Estou desempregada e meu marido que sustenta a casa sozinho. Com esse curso, poderei ajudá-lo financeiramente, além de poder comprar as coisas que desejo. Já comecei a vender para os amigos mais próximos e para os familiares. Daqui para frente é só investir e ter fé ”, ressaltou a formanda Priscila Janssen, 38 anos.

A iniciativa

O projeto batizado como PEQ chocolate é uma parceria entre a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e empresas como a PDL, Sorvepan, Duas Rodas, Cromus, Harald, BWB embalagens, Associação Compasso e Relux. Com o objetivo de qualificar e criar alternativas de renda para os cidadãos desempregados, a ação selecionou 90 pessoas, que foram dividas em três turmas (A, B e C). Os alunos realizaram 160 horas de curso ministrados por profissionais da área culinária. “Acredito que esse é o pontapé inicial e que daqui para frente teremos muitas outras turmas. A intenção é levar esse modelo para todo o Estado. Além de geração de renda, o incentivo ao empreendedorismo é um dos focos desse belo projeto”, afirmou o supervisor do Programa Estadual de Qualificação (PEQ), Fernando Ferreira.

A cerimônia

O evento contou com a participação do secretário de Estado do Emprego, José Luiz Ribeiro, do coordenador de Políticas de Emprego e Renda, Pedro Nepomuceno, do supervisor do Programa Estadual de Qualificação (PEQ), Fernando Ferreira, da diretora regional da Grande São Paulo – Sul, Débora Neri, do vereador Eduardo Nogueira, além de representantes da empresa PDL e Sorvepan.

Os formandos receberam das mãos do secretário José Luiz Ribeiro o certificado que, segundo ele, abrirá novos caminhos profissionais aos alunos. “Hoje começa uma nova página de vida para vocês. Muitos aqui estavam sem rumo, sofrendo com a crise e agora já tem uma opção de renda, um novo caminho para trilhar. Chocolate é alegria, é felicidade e agora vocês são capazes de levar isso para as pessoas e também de serem muito felizes”, disse o secretário.

Empreendedorismo

Além de aprender como manusear diversos tipos chocolate, os alunos receberam noções de empreendedorismo para investir em seu próprio negócio. “O curso forma profissionais qualificados e abre portas para novos empreendedores. A união da SERT, do PEQ, das empresas parceiras e do Banco do Povo Paulista, fecham um belo ciclo aqui hoje. O amanhã está nas mãos de vocês. Contem com a gente”, finalizou o coordenador Pedro Nepomuceno Filho.

Ana Silvestre

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)