Programa Estadual de Qualificação realiza formatura de 90 alunos em Alumínio

São Paulo, 14 de julho de 2017 – O Programa Estadual de Qualificação (PEQ) realiza na noite desta sexta-feira (14) a formatura de três turmas no município de Alumínio, região de Sorocaba. No total, 90 pessoas que participaram da qualificação receberão o certificado de conclusão do curso de auxiliar de departamento pessoal, operador de caixa e técnico de vendas.

A cerimônia contará com a presença do secretário em exercício da Secretaria do Emprego e Relações do Emprego (SERT), Eufrozino Pereira, do prefeito de Alumínio, Antonio Piassentini, do vice-prefeito, Anderson Aparecido Constant, do presidente da Câmara Municipal, Eduardo da Delegacia, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lena Pires e do coordenador do Instituto Alóes, Osman Fernandes.

Sobre o programa

Lançado no dia 23 de junho de 2008, o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.

O programa – que é gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) – beneficiou mais de mais de 19 mil pessoas em 2014.

O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola.

Como funciona

Os cursos do PEQ têm carga horária de cerca de 230 horas. Estão divididos em habilidades gerais (150 horas) – com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania) – e em habilidades específicas (80 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão. Os alunos recebem bolsa-auxílio de R$ 330 mensais.

Material

O material didático, preparado pela Fundação Padre Anchieta, é formado por cadernos impressos e DVDs com diversos temas, que são exibidos em sala (vídeo-aulas de suporte). Há, também, um videojogo de tomada de decisões – em que o aluno é convidado a decidir o caminho que o personagem deve seguir – e uma Web gincana (jogos pela internet com informações sobre os temas estudados).

Formatura do PEQ em Alumínio

Formandos: 90 alunos

Local: Auditório Municipal “Paulo Berger – Av. Eng. Antonio de Castro Figueiroa, 100, Vila Santa Luzia.

Horário: 19h

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)