Programa estadual insere pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Equipe do PADEF (foto: Paulo Cesar Rocha)

PADEF divulga agenda de novembro

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que divulga sua agenda para novembro. As ações acontecem na Capital, Grande São Paulo e nas regiões de São José do Rio Preto e Bauru.

“Neste ano, o PADEF inseriu mais de 800 pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Queremos que esse número cresça, e por isso a importância na conscientização do empresariado”, afirma o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais.

Em destaque, a “V Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania”, com o tema “Acessibilidade e Mobilidade Urbana”, que acontece no próximo dia 12, na Barra Funda. Além deste evento, acontecem a Jornada da Cidadania, com emissões de carteiras de trabalho e as palestras de conscientização sobre o mercado de trabalho para pessoas com deficiência.

“Esses compromissos fortalecem as políticas públicas para  essa parcela da população. O PADEF auxilia na  visibilidade às necessidades e capacidades das pessoas com deficiência e também contribuem para que elas conheçam as oportunidades oferecidas no mercado de trabalho”, conclui Marinalva Cruz, supervisora do programa.

Segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2010, são mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência (23,9% da população). Desses, 9,34 milhões no estado de São Paulo. A Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2013 informa que 357.797 mil pessoas com deficiência têm emprego formal no país.

Confira agenda:

Compromisso

Observação

08/11/14

Bauru

Praça Rui Barbosa, Centro de Bauru

Ação Social: Divulgação dos serviços oferecidos pelo PADEF e orientação sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, conforme Lei Federal 8.213/91. Evento: O Jovem e o Mercado de Trabalho.

Organização: Comissão Municipal de Emprego e Prefeitura de Bauru.

12/11/14

13h30 às 17h

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda

Evento: V Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania – Tema: “Acessibilidade e Mobilidade Urbana”.

Aberto ao público, mediante inscrição.

13/11/14

SERT/Mezanino (Auditório A e B)

Rua Boa Vista, 170 -Centro

Evento: 7° Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão.

Restrito aos participantes inscritos antecipadamente.

14/11/14

Centro de Integração da Cidadania (CIC)

Estrada do Capão Bonito, 53 – Pimentas

Jornada da Cidadania: Emissão de Carteira de trabalho (1ª e 2ª via), cadastro para vagas de emprego e/ou cursos de qualificação profissional e orientação referente aos programas da SERT/CPIMT.

Aberto ao público

19/11/14

AME São José dos Campos

Avenida Engenheiro Francisco José Longo, 925 – Jardim São Dimas

Palestra PADEF:  Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. Evento: 5ª SIPATMA

22/11/14

Igreja Batista

Rua Joaquim Moreira, 213 – Parque São Miguel

Jornada da Cidadania: Emissão de Carteira de trabalho (1ª e 2ª via).

Aberto ao público

643 vagas exclusivas

Nesta semana, são 643 vagas disponíveis exclusivas para pessoas com deficiência em todo o Estado. Para ter acesso às vagas, basta acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) e Audiometria (no caso de deficiência auditiva). Quem não tiver o laudo será orientado no próprio PAT sobre como proceder para conseguir a documentação exigida.

O cadastramento do empregador também poderá ser feito através do site do Emprega São Paulo ou PAT. Para disponibilizar vagas através do sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.

Mais sobre o PADEF

Criado em 1995, o PADEF atua na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Essa inserção acontece através de palestras, eventos, cursos de qualificação profissional e orientação que visam ampliar e garantir a inclusão.

Gabriel de Luna

Assessoria de Imprensa da SERT