Qualificação: PEQ celebra formatura em Araçariguama

No total, 60 alunos foram formados

“Temos que aproveitar as oportunidades. Senão o tempo passa e a gente fica pra trás”. As palavras de Fabiano Penha, aluno do Programa Estadual de Qualificação (PEQ) em Araçariguama traduziram o sentimento de todos os formandos presentes na cerimônia de formatura dos cursos de Solda e Técnicas de Venda.

A celebração contou com a presença de todos os alunos, que passaram três meses recebendo conhecimentos específicos, gerais e práticos sobre os cursos escolhidos, do secretário de Estado do Emprego, José Luiz Ribeiro, do prefeito local, Roque Hoffman, da primeira-dama, Vanilse Freitas, da secretária municipal de Indústria, Comércio e Relações do Trabalho, Iriana da Silva, do diretor regional da SERT, Sandoval Fernandes, entre outras autoridades locais.

19963213222_6cd0df8367_o

Fabiano, emocionado, falou um pouco das dificuldades encontradas para conseguir o curso. “Trabalho a três anos numa metalúrgica como meio oficial de solda. Exigiram que eu fizesse um curso, mas estava muito caro, por volta de R$ 3 mil”, explicou. “Só tenho que agradecer ao PEQ pela oportunidade e confiança que deu à cidade.”

19963485792_fc61ef98ea_o

O secretário Zé Luiz ressaltou a importância se estar sempre qualificado. “Hoje todos têm celulares. Mas há dez anos, era muito difícil ver alguém que tivesse o aparelho. Da mesma forma, as tecnologias mudam com o tempo e temos que ter pleno conhecimento delas”, disse. Zé Luiz ainda motivou os alunos. “A tecnologia que existe no Japão é a mesma que a do Brasil. O que muda é o homem e sua capacidade de lidar com ela. Portanto, é importante que vocês se dediquem no que fazem.”

“Estamos lutando para que a parceria com o Estado seja ampliada e que o município receba mais cursos como estes”, afirmou o prefeito, com o compromisso de bons resultados. “Se vierem dez cursos para esta cidade, não tenho dúvidas que serão dez salas cheias de pessoas qualificadas”.

19970908935_745cefc773_o

Contagiada pela alegria apresentada pelos formandos, Iriana os parabenizou. “Vocês são nota dez! Mil! Tenho certeza que os ensinamentos que vocês conseguiram aqui serão extremamente importantes para a vida profissional e para uma melhor qualidade de vida.”

Mais sobre o PEQ

Lançado no dia 23 de junho de 2008, o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

O programa – que é gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) – beneficiou mais de 19 mil pessoas em 2014.

O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola.