PEQ – Programa Estadual de Qualificação Profissional

HISTÓRICO:

Instituído no dia 23 de junho de 2008, o PEQ tem como objetivo qualificar e requalificar o cidadão visando atualizá-lo junto ao mercado de trabalho contemporâneo. Este programa foi elaborado com base no diagnóstico para o Programa Estadual de Qualifica Profissional feita pela SERT em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE, a partir de informações colhidas durante a caravana do trabalho, que percorreu todo o Estado no ano de 2007. Ressalta-se que o principal índice de análise para o fomento dos cursos é o trabalho desenvolvido entre a Comissão Estadual do Emprego em parceria com as Comissões Municipais.

Do ano de 2011 até 2017 foram criadas 63.331 vagas em todo o território paulista, segundo dados fornecidos pela PRODESP.

O PEQ é um programa de qualificação profissional viabilizado pela Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), por meio de sua Coordenadoria de Políticas Emprego e Renda, representada pela sua Coordenadora Sra. Sara Barbosa Diego Pelaez, tal programa conta ainda com uma equipe especializada que executa ações à nível Estadual, sendo gerenciados  pelos supervisores do PEQ,  Sra. Ana Cristina Batista de Souza e Dr. Kenedi Oliveira e Silva.

DOS CURSOS: 

Os cursos de qualificação são ministrados por empresas especializadas em qualificação profissional, contratadas pela SERT por meio de um rígido processo licitatório e pregões eletrônicos.

Atualmente o PEQ conta com as seguintes empresas especializadas:

– INSTITUTO ALOÉS.

-APDL (Associação de Promoção e Desenvolvimento Local)

– FAPETEC (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura)

REQUISITOS PARA SE INSCREVER:

Para se inscrever, basta atentar-se à divulgação do calendário de cursos feita por meio do município, através de seus meios de comunicação e também por meio do perfil da Coordenadoria de Políticas de Emprego e Renda – CPER no FaceBook – CLIQUE AQUI

Os cidadãos que desejarem participar da qualificação do PEQ devem preencher os seguintes requisitos:

  • Ter idade mínima de 16 anos;
  • Apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos pessoais (Original e Cópia):

– RG;

-CPF;

-CTPS;

-Título de Eleitor;

-Cartão PIS;

-Comprovante de Residência;

-Informar a renda familiar. (Não precisa comprovar renda)

DOS BENEFÍCIOS:

O cidadão em situação de  desemprego (sem quaisquer registros na CTPS) recebe o valor de R$120,00 (Cento e Vinte Reais) referente ao auxilio transporte e mais R$210,00 (Duzentos e Dez Reais) referente ao auxilio alimentação, totalizando o valor de R$330,00 (Trezentos e Trinta Reais); Cumpre observar que tais valores só são pagos aos alunos que cumprirem a carga horária prevista e após o fechamento/comprovação da frequência.

Para os cidadãos matriculados que estão formalmente registrados no mercado de trabalho só terão direito ao auxilio transporte no decorrer de sua capacitação.

Para maiores informações, favor entrar em contato junto à Supervisão do PEQ pelo Tel.: (011) 3241-7250.