Sabino e Luiziânia agora têm Banco do Povo; PAT de Andradina é reinaugurado

Secretário também tem agendas em Guararapes e Penápolis de 3ª a 5ª

O Banco do Povo Paulista (BPP) chega às cidades de Sabino e Luiziânia, na próxima terça-feira (12 de abril). Às 10 e às 14 horas, respectivamente, o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, estará presente nos eventos, acompanhado do coordenador de Políticas de Empreendedorismo e diretor-executivo do BPP, Marcos Wolff.

Na quarta (13), Zé Luiz reinaugura o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Andradina, às 10 horas, e visita a unidade local do BPP na sequência. O diretor-regional de Araçatuba da SERT, Lucas Grandolfo, a coordenadora do PAT Andradina, Aparecida do Nascimento Lousado, representantes de outros postos e autoridades também estarão presentes. Com o apoio da Prefeitura, durante três meses, foram feitas várias melhorias nas instalações, dentre elas, pintura e instalação de ar condicionado.

“Todos os esforços do Governo do Estado, por meio da SERT, têm como objetivo propiciar o melhor atendimento possível ao trabalhador. O momento atual está difícil para todo mundo, por isso, quanto mais apoio na geração de emprego e renda, menores os efeitos da crise. O Banco do Povo está aí para ajudar quem quer começar um novo negócio ou ampliar o que já tem, e uma boa estrutura nos PATs significa um acolhimento mais adequado”, disse o secretário.

O BPP é o único programa de microcrédito produtivo do Estado, voltado inclusive para quem está na informalidade, bem como associações, cooperativas e pessoas jurídicas. Os empréstimos variam de R$ 200 a R$ 25 mil, com juros de 0,35% ao mês. As instalações são feitas em parceria com as prefeituras.

Criado há 17 anos, presente agora em 541 municípios, o BPP já fez 411 mil concessões de crédito para capital de giro e investimento fixo, totalizando quase R$ 1,7 bilhão no Estado. Nas regiões de Araçatuba, com 39 cidades atendidas, e de Bauru, com outras 28, somente no ano passado foram emprestados mais de R$ 23,7 milhões. Até março deste ano, foram R$ 3 milhões (465 operações) em Araçatuba e R$ 2,6 milhões (413 operações) em Bauru. Desde o início do programa, foram, pela ordem, R$ 96 milhões (23,3 mil operações) e R$ 87,4 milhões (20,1 mil operações).

A regional da SERT em Araçatuba conta com oito PATs e, a de Bauru, nove unidades.

CONTINUAÇÃO DA AGENDA

A agenda do secretário inclui, ainda, um almoço com prefeitos e a participação na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Guararapes, ainda na quarta-feira. Na quinta (14), ele visita o PAT, o Sindicato dos Metalúrgicos e a Prefeitura de Penápolis.

Data:
12/4 (terça)