Secretaria de Emprego organiza evento sobre o Selo da Diversidade

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

O secretário de Emprego e Relações do Trabalho do estado, Davi Zaia, participou na sexta-feira (10/06) da reunião geral do Selo da Diversidade. O programa, que foi reformulado pela Secretaria do Emprego do Estado, é uma política de governo que certifica as empresas que tenham ações de acolhimento da diversidade, como cor, religião, sexo, idade, classe social, política entre outras. O evento aconteceu no auditório da secretaria, localizado na Rua Boa Vista 170, no centro de São Paulo.

Para o responsável pelo Selo, Dr. Ari Friedenbach, a reunião serviu de parâmetros para um grande trabalho que será desenvolvido neste ano. “Nosso objetivo, nesta primeira reunião, foi reunir as empresas parceiras que já possuem este Selo para apresentar as diretrizes do programa para 2011”, explica Friedenbach.

Como o Selo Funciona?

A atividade é simples: se uma empresa deseja se certificar junto ao programa, ela solicita às empresas qualificadoras, reconhecidas pelo governo, para que atuem no processo de certificação por meio de selos, um de Adesão e outro conhecido como Pleno. As empresas que tiverem ações de inclusão social de por meio da diversidade, recebem o primeiro selo de Adesão e após o período de um ano, se as normas forem executadas corretamente, a empresa recebe o selo Pleno e é reconhecida pelo governo como parceira da diversidade.

O evento desta sexta-feira (10/06) vai reunir todas as empresas certificadoras, a equipe responsável pelo projeto coordenado pelo advogado Ari Friedenbach e as secretarias parceiras, que juntas vão fazer parte do comitê gestor, setor que faz a análise final das empresas que solicitam o selo. De dois em dois anos a certificação da empresa será trocada, caso o acordo realmente esteja sendo seguido. Os próximos planos são de reunir semanalmente cada grupo pertencente à diversidade, para ouvir todas as necessidades e demandas de cada um, realizando assim um trabalho completo de inclusão.

Histórico

Criado em Agosto de 2007, o selo da Diversidade trabalha para destacar organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvam programas, projetos e ações de promoção e valorização da diversidade e atualmente está incluso nas atividades da Secretaria de Emprego e Trabalho por também tratar da empregabilidade na questão social.