Secretaria do Emprego celebra 22º aniversário da Lei de Cotas

Aparecido Bruzarosco durante cerimônia (Foto: Paulo Cesar Rocha)

Bruzarosco prestigia evento e destaca trabalho do PADEF

“A igualdade no trabalho é um direito de todos os cidadãos. Esta construção se faz no dia a dia, enfrentando todas as dificuldades e preconceitos que ainda existem”. As palavras do ministro do Trabalho, Manoel Dias, sintetizaram o espírito de comemoração do 22º aniversário da Lei de Cotas, que ocorreu na manhã desta terça-feira (30), durante evento na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Além do ministro, a cerimônia promovida em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entre outras associações e instituições, contou com a presença do secretário adjunto da SERT, Aparecido Bruzarosco; do presidente da FIESP, Paulo Skaf, da secretária da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella; do senador Eduardo Suplicy; da supervisora do PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), Marinalva Cruz; do coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Clemente; entre outras autoridades.

Bruzarosco analisou a celebração da marca e ressaltou o trabalho da SERT na questão de empregabilidade às pessoas com deficiência. “O governo do Estado vem intensificando suas ações para oferecer o que é de direito de todo cidadão: o direito do emprego e de melhor qualidade de vida. Neste cenário, podemos citar o excelente trabalho desenvolvido pelo PADEF na intermediação de mão de obra a essa parcela da população”, disse.

Em seu discurso, Battistella reiterou a necessidade de avanços na questão de empregabilidade, sobretudo na questão de plena inclusão social. Para ela, “o trabalho materializa a participação do indivíduo na sociedade e efetiva o compromisso do cidadão com a construção de um Estado melhor.”

Celebração ocorreu na Rua das Flores (Foto: Paulo Cesar Rocha)

Este foi o 11º ano consecutivo em que a data foi comemorada em São Paulo. Após o término da cerimônia, o evento prosseguiu na Rua das Flores e contou com programação cultural diversificada: apresentação dos bonecos de vara e dança do ventre da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e de capoeira da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Além das atrações, o público pôde conhecer mais sobre o PADEF em um stand.

PADEF: luta pelo trabalho e inclusão social

Marinalva Cruz, supervisora do PADEF: "ocasião importante para unir esforços entre esferas do governo e da sociedade em busca de emprego e inclusão social" (Foto: Paulo Cesar Rocha)

Para Marinalva, a ocasião foi importante para unir esforços entre esferas do governo e da sociedade em busca de emprego e inclusão social. “A partir do trabalho, outros direitos da pessoa com deficiência passam a ser discutidos”, afirmou. Ela destaca que o tema deve ser constantemente debatido para “não cair no esquecimento.”

Entre os discursos das autoridades e convidados, a supervisora do PADEF destacou as palavras e o trabalho desenvolvido pelo coordenador do Espaço da Cidadania, Clemente, além de Ramon Bezerra, procurador do Trabalho e Lucíola Rodrigues, auditora fiscal do MTE.

Sobre o coordenador Clemente, que conhece desde 2008, Marinalva disse que “se não fosse pelo trabalho desenvolvido por ele e sua equipe desde 2001, principalmente a região de Osasco, não estaríamos aqui neste momento”. Naquele ano, Clemente iniciou tratativas para que a fiscalização fosse intensificada na região e, por consequência, em todo o Estado.

“Sobre Ramon, trata-se de um profissional exemplar que tive o prazer de conhecer há alguns meses. Ele luta pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência com excelência”, revelou.

Marinalva destacou também o trabalho da auditora Lucíola desenvolvido em parceria com Clemente. “Tenho certeza que com esse grupo, a causa da empregabilidade para a pessoa com deficiência está em ótimas mãos”, finalizou.

Confira fotos no Flickr da SERT. Clique aqui

Tadeu Inácio

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)