Secretaria do Emprego inaugura Banco do Povo Paulista em Juquiá

Nesta terça-feira (10/4), o secretário do Emprego e Relações de Trabalho, Carlos Ortiz, inaugurou uma nova agência do Banco do Povo Paulista (BPP) no município de Juquiá, região do Vale do Ribeira. A cerimônia, que fez parte das comemorações aos 63 anos da cidade, também contou com a participação do prefeito Mohsen Hojeije (PTB), do presidente da Câmara, Ercias Muniz de Lima (PSB), entre outras autoridades.

O BPP é um programa de microcrédito, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho (SERT), que tem como objetivo conceder empréstimos a pequenos empreendedores a uma taxa de juros mensal de 0,5%, a menor do país. Os valores para transação variam de R$ 200,00 a R$ 15 mil reais, com pagamento em até 36 meses. Para a cidade de Juquiá, a Sert disponibilizou inicialmente a quantia de R$ 115.000,00 para empréstimos.

Durante o evento, o secretário Carlos Ortiz explicou a importância do BPP para a comunidade local. “O Banco do Povo está aqui para atender o pequeno empreendedor e auxiliar no desenvolvimento econômico e social da cidade”, afirmou.

Hoje, o Estado de São Paulo conta com 482 unidades do Banco do Povo, distribuídas em 466 municípios. Em 2011, foram instaladas 16 novas agências e para este ano, a previsão é de mais 30 unidades implantadas. As próximas cidades a receber agências do BPP serão Boa Esperança do Sul e Santa Maria da Serra (11/04), Bofete e Pereiras (16/04), e Flora Rica (19/04).

Recorde

Desde a sua criação, em 1998, o BPP realizou mais de 270 mil operações e emprestou mais de R$ 920 milhões. Só no primeiro trimestre deste ano, o BPP já concedeu mais de R$ 58 milhões em empréstimos, o que representa um crescimento de 135% em relação ao mesmo período do ano passado.