Barreto participa da comemoração dos 137 anos de Campos do Jordão

O secretário adjunto da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), Rogério Barreto, participou, no dia 29 de abril, do tradicional desfile Cívico Militar da comemoração do 137° aniversário da cidade de Campos do Jordão. Após o evento ele almoçará com a Prefeita de Campos do Jordão, Ana Cristina Machado Cesar.

No evento, o secretário adjunto citou os principais programas coordenados pela SERT para o município de Campos do Jordão. Entre eles estão o Emprega São Paulo, Banco do Povo Paulista e o Programa Estadual de Qualificação.

Emprega São Paulo

O Emprega São Paulo, sistema online de intermediação gratuita de mão de obra, os candidatos podem cadastrar seu currículo e concorrer às vagas disponíveis para cada região.

Desde a criação do programa em 2008, em Campos do Jordão foram cadastrados 6 mil candidatos, 3 mil vagas disponibilizadas e mais de mil candidatos colocados no Emprega São Paulo.

Banco do Povo Paulista

O Banco do Povo Paulista (BPP), tem como objetivo promover a geração de emprego e renda, por meio da concessão de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos negócios, sejam eles formais ou informais.

Desde a implantação do BPP em Campos do Jordão foram realizadas 783 operações de crédito, que resultam no empréstimo de 2,6 milhões de reais. No primeiro trimestre de 2011 foram realizadas 31 operações de crédito e emprestados R$ 90 mil.

A unidade do BPP de Campos do Jordão conta atualmente com 706 mil reais disponíveis para concessão de novos empréstimos, ou seja, 118% acima do que foi emprestado durante o ano de 2010.

PEQ

O Programa de Qualificação Profissional (PEQ) tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.

Desde a criação em junho de 2008, o PEQ investiu em Campos do Jordão mais de 65 mil reais.