Secretário-adjunto representa governador em seminário de trabalhadores rurais, em Bauru

Pereira falou de suas raízes no campo e sobre os programas da SERT

São Paulo, 28 de maio de 2015 – O secretário-adjunto do Emprego e Relações do Trabalho, Eufrozino Pereira da Silva, participou na manhã desta quinta-feira da abertura do seminário “Organização Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo”, realizado em Bauru.

O evento foi uma iniciativa da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado (Feraesp). Na ocasião, o secretário representou o governador Geraldo Alckmin, que não pôde comparecer.

“A Secretaria do Emprego é voltada para a parte social, o que é muito importante neste momento de crise na empregabilidade, uma preocupação em todos os Estados”, disse Pereira, a uma plateia composta por representantes de sindicatos de São Paulo, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Bahia e Pernambuco.

Ele destacou sua origem rural na região da Alta Paulista, lidando com culturas como algodão, batata da terra e café. ” Posso falar sobre o campo, porque conheço. Somos todos parceiros na luta pelo bem-estar do trabalhador brasileiro “, afirmou.

O secretário mencionou, ainda, a preocupação do Governo do Estado em colaborar na busca pelo primeiro emprego, pela recolocação de desempregados, qualificação profissional, oferecimento de vagas em postos de atendimento espalhados por São Paulo, dentre outras ações encabeçadas pela SERT.

Compuseram a mesa com Pereira o secretário-nacional de Políticas Sindicais da UGT e presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, Francisco Pereira de Souza (Chiquinho Pereira); o presidente da Feraesp, Elio Neves; a secretária-nacional de Agricultura Familiar da UGT, Maria Silvana Moura; o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da UGT, Natal Leo; o secretário-nacional dos trabalhadores rurais da UGT, Sandoval Alves de Brito; e o superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Wellington Diniz Monteiro.

O anfitrião, Chiquinho, destacou a trajetória de Pereira: “Ele tem uma folha longa de serviços prestados no movimento sindical. É um histórico de lutas duro”, comentou, emendando os cumprimentos ao governador e ao titular da SERT, José Luiz Ribeiro, que tinha compromisso anteriormente agendado para a data.

O seminário segue até amanhã. Dentre os temas abordados nesses dois dias em paineis e debates estão o arrocho fiscal/trabalhista e a crise política/econômica; movimento sindical; saúde dos trabalhadores e de suas famílias; previdência social rural; reforma agrária; negociação salarial e terceirização; organização sindical dos trabalhadores do campo; e a formulação da proposta para o 3º Congresso da UGT Nacional.

Adriana Rota
Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)