Secretário participa de Congresso da UGT

foto congresso ugt

(foto: Paulo Cesar Rocha)

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, participou nesta terça-feira da abertura do 3ª Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. A organização calcula a presença de três mil sindicalistas e autoridades de todos os Estados, além de convidados de outros países. O objetivo do evento é fortalecer os rumos da central para os próximos quatro anos.

Zé Luiz, em entrevista, falou da necessidade da retomada do crescimento do País e da busca por políticas alternativas, como a criação de um órgão de investimento que incentive as exportações. “Precisamos também de mecanismos para ampliar as frentes de trabalho e do incentivo ao empreendedorismo, como já fazemos na SERT com a Escola do Empreendedor Paulista”, exemplificou.

O governador Geraldo Alckmin também marcou presença. Além de ressaltar a luta dos trabalhadores organizados, ele falou da urgência para o Brasil em reduzir as taxas de juros e mencionou o apoio do Estado neste momento crítico da economia, citando o serviço oferecido pelo Banco do Povo Paulista (BPP).

O programa de microcrédito produtivo do Governo de São Paulo, conduzido pela SERT em parceria com as prefeituras, oferece financiamentos para empreendedores formais ou informais, associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo. O juro é de 0,35% ao mês. O BPP já emprestou, desde sua criação, mais de R$ 1,5 bilhão. A Escola do Empreendedor, mencionada pelo secretário, faz parte do banco.
A UGT, presidida por Ricardo Patah, alcançou a marca de dez milhões de trabalhadores de sindicatos afiliados. Seu congresso segue até amanhã e inclui a eleição e posse da executiva nacional e do conselho fiscal da central.