Secretário reinaugura PAT de Andradina, visita Mirandópolis e Guararapes

Zé Luiz cumpre agenda nas regiões de Bauru e Araçatuba desde a última terça

O secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, reinaugurou na manhã desta quarta-feira (13 de abril) o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Andradina, que agora está na Avenida dos Bandeirantes, 665, Centro, e passou por uma série de melhorias, fruto da parceria com a Prefeitura. A ideia é propiciar mais conforto aos usuários, uma vez que a demanda é crescente e hoje já atinge 50 pessoas por dia.

Ele também visitou a unidade do Banco do Povo Paulista na cidade, esteve em Mirandópolis – na Prefeitura, onde recebeu o título de “Hóspede Oficial” e em Guararapes – com passagem na sede do Executivo e participando de uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, onde recebeu ofícios solicitando implantação de um PAT e de Frente de Trabalho.

Na última terça, Zé Luiz já havia inaugurado as unidades do Banco do Povo Paulista (BPP) em Sabino e em Luiziânia. Para amanhã, estão agendadas visitas ao PAT, ao Sindicato dos Metalúrgicos e à Prefeitura de Penápolis.

Na equipe, conta com o coordenador de Políticas de Empreendedorismo e diretor-executivo do BPP Marcos Wolff, do diretor-regional da Secretaria em Araçatuba, Lucas Grandolfo, e servidores locais. Seus anfitriões são autoridades e representantes de entidades das cidades visitadas e seus entornos.

A crise econômica e política foi citada repetidas vezes nas falas públicas e conversas de gabinete, bem como as dificuldades atuais do setor sucroalcooleiro. Mas também as alternativas apresentadas pela Secretaria, por meio de seus programas, e pelo Governo do Estado a partir de suas outras Pastas, além de órgãos vinculados como o Investe e o Desenvolve São Paulo.

Parceria foi um termo constante. Com os problemas em âmbito federal, Estado e municípios têm conseguido avanços trabalhando conjuntamente. A aproximação com empregadores, incluindo grandes redes, também tem gerado resultados positivos.

Os poderes Executivo e Legislativo das cidades visitadas também demonstram um empenho na geração de renda, preocupados com políticas voltadas ao desenvolvimento, à empregabilidade, à descoberta e aprofundamento das vocações locais que possam atrair investimentos.

“A Secretaria emitiu mais de um milhão de guias do seguro-desemprego no ano passado, e 500 mil carteiras de trabalho. Ou seja, é claro como o desemprego está maior que o emprego formal. Precisamos garantir estruturas com bom atendimento e qualidade para quem procura nossos serviços e para os funcionários. E, principalmente, precisamos atuar juntos. Ninguém faz nada sozinho”, disse Zé Luiz.

Ele ressaltou várias vezes durante os encontros o poder atrativo do interior paulista, com sua boa infraestrutura, facilidade de acesso e atrativos, e a necessidade de conter o êxodo para as grandes cidades, fixando os moradores no campo.

(Saiba mais sobre a agenda da semana e os programas da Secretaria: www.emprego.sp.gov.br)

Data: 14/4 (quinta)
Visita ao PAT de Penápolis