Secretário Zé Luiz participa de fórum sobre resíduos sólidos

No evento, foram debatidas as novas tecnologias para solucionar o problema do lixo em municípios das regiões de Campinas e Piracicaba

A questão ambiental é uma das que mais têm sido debatidas em todo o mundo nos últimos tempos. Segundo dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, 1 kg de lixo é produzido por pessoa no Brasil. Para discutir as novas tecnologias para transformar esse problema em solução, o Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares) promoveu o fórum “Cidades Inteligentes”, no Instituto de Zootecnia de Nova Odessa.

Clique aqui e veja todas as fotos.

O secretário estadual do Emprego, José Luiz Ribeiro, participou da mesa de abertura do evento, que também contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, dos prefeitos de Nova Odessa, Benjamin Bill, Piracicaba, Barjas Negri, Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, entre outros representantes da região.

Com freqüentes conversas, Zé Luiz e Brusadin salientaram a importância do trabalho conjunto entre as duas secretarias. “Sabemos que a pauta mundial hoje é o meio ambiente. E cuidar desse assunto tem a ver com a geração de emprego. Estamos trabalhando para criar a Frente de Trabalho voltada para as questões ambientais”, disse Zé Luiz. “Temos que pensar no futuro. Por isso, precisamos tirar do papel as Frentes de Trabalho ambientais. É geração de emprego, renda e qualidade de vida”, complementou Brusadin.

O Consimares é responsável pelas tratativas que envolvem os municípios de Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. Seu objetivo é produzir diretrizes, normas e arranjos administrativos para o desenvolvimento da inclusão socioeconômica e ambiental dos catadores de materiais recicláveis.

“Precisamos nos unir pela região. Esse é o caminho que devemos seguir. O lixo de Sumaré, se não for bem colhido, vai parar em Americana. Se acontecer o mesmo, vai se espalhar por todos os municípios”, disse o prefeito Bill, que também é presidente do Consimares.

Para o prefeito de Piracicaba, o fórum surge em boa hora. “A produção de lixo em nossa região está acima da média do estado. Precisamos buscar alternativas e enfrentar as dificuldades em conjunto, pois a gente não consegue resolver sozinho essa situação”, disse.

A programação do fórum contou com diversos debates envolvendo os setores público e privado. “O lixo é um problema de todos nós. E a educação deve começar bem cedo, em casa e nas escolas”, afirmou Zé Luiz na conclusão de seu discurso.

Gabriel Luna
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)