SERT capacita facilitadores do Time do Emprego em Marília e região

Programa tem o objetivo de ajudar o cidadão a encontrar seu lugar no mercado de trabalho

Na última quinta-feira (25), o secretário de Estado do Emprego, Cícero Firmino da Silva, prestigiou a formatura de novos facilitadores da região de Marília e Campinas. No total, 22 pessoas de 12 municípios foram capacitadas para iniciar novas turmas nas próximas semanas.

A cerimônia, realizada no Alves Hotel, em Marília, fez parte de uma série de compromissos do secretário na região. Na quinta-feira, além da formatura, concedeu entrevistas para o jornal “O Dia” e para a Rádio Jovem Pan e também participou ao vivo do jornal “4 Notícias”, da TV Marília (Canal 4).

Clique aqui e confira todas as fotos.

Acompanhado de sua esposa, Jane, Martinha, como é conhecido o secretário, falou aos facilitadores sobre o papel deles na geração de empregos. “O trabalho de vocês é importante. A gente sempre vê pessoas desmotivadas no mercado de trabalho, mas com a ajuda de vocês, elas conseguem. Quantas vezes você encontra uma pessoa sem perspectiva de vida? Por isso, o trabalho de vocês é fundamental”, afirmou.

Participaram também da cerimônia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cássio Júnior, a supervisora do Time do Emprego, Sandra Império, e o diretor regional da SERT em Marília, Rodolfo Minucci.

“Espero que esse certificado seja uma marca para o futuro de vocês. Nosso país tem muita gente ruim, mas também tem muita gente boa, de qualidade. É neste grupo que vocês estão”, concluiu Martinha.

Durante o evento, uma grande novidade para a cidade de Marília. “Acabei de receber uma ligação onde foi confirmada a contratação de dois novos funcionários para atuar no PAT”, exclamou Minucci. “Agora poderemos atender a população de uma forma mais qualificada.”

Desde 2011, já foram realizadas 37 turmas do Time do Emprego no município. No período, mais de mil pessoas participaram da ação. Na região, é a cidade de maior destaque, o que levou ao prêmio de melhor município no último Encontro Anual de Facilitadores.

Participaram da capacitação facilitadores dos municípios de Assis, Cândido Mota, Chavantes, Gália, Florínea, Garça, Ipaussu, Lupércio, Maracaí, Marília e Ocauçu, da região de Marília, e Estiva Gerbi, da região de Campinas

Na sexta-feira (26), o secretário visitou a cidade de Queiroz, onde nasceu e ficou por três meses.

Sobre o programa

O Time do Emprego orienta o trabalhador na busca de um trabalho compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais. O diferencial do programa é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade.

Durante 12 encontros os facilitadores (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

Gabriel Luna
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)