SERT conclui qualificação em Campinas

  33855127704_b604741504_o

Noite foi marcada pela entrega de certificados aos participantes do Programa Estadual de Qualificação (PEQ) na cidade. Secretário José Luiz Ribeiro prestigiou a cerimônia

Entre as pessoas que entravam na Igreja Batista das Amoreiras, em Campinas, uma se destacou. Não só pelas muletas que a auxiliavam a caminhar pelo Átrio Jorge Navac, mas pelo sorriso que sempre a acompanhava. Marta Souza tem 53 anos. Mesmo com uma idade que ela mesma considera avançada, resolveu se inscrever no curso de Técnicas de Vendas, promovido pelo Programa Estadual de Qualificação (PEQ). “Conheci o programa pela minha irmã. Ela frequenta a igreja e fez minha inscrição. Fizemos o curso juntas”, disse Marta, mãe de um filho já casado.

34657071086_7374824a56_o (1)

Uma das peculiaridades do PEQ é a bolsa que o aluno recebe durante o curso. E, para Marta, ela teve grande importância. “Recebi o valor das bolsas em dia e fez muita diferença para mim. Foi fundamental para que eu conseguisse pagar minhas contas em dia”, contou.

Clique aqui e confira todas as fotos.

Marta foi uma das 90 pessoas que participaram dos cursos de “Técnicas de Vendas” (duas turmas) e “Auxiliar de Departamento Pessoal” (uma turma). “Vim aqui com o objetivo de aprofundar meus conhecimentos e acabei conhecendo uma turma super legal. Todos são muito queridos. Já tenho saudades deles”, disse Marta.

A cerimônia de entrega de certificados contou com a presença do secretário de Estado do Emprego, José Luiz Ribeiro, da diretora regional da SERT em Campinas, Ana Paula Marques, do pastor responsável pela igreja, Rafael Borges, e dos professores e organizadores do curso na cidade.

“Nós podemos até parar de estudar, mas nunca deixar de aprender”, disse Zé Luiz. “No passado, as pessoas andavam com fichas no bolso para ligar no orelhão. Hoje, todos nós temos celulares. Podemos ligar de qualquer lugar para qualquer pessoa. Mas é preciso ter conhecimento para saber usar essa tecnologia.”

33855126264_5101bd3271_o (1)

“Quem faz a diferença no mundo não é a tecnologia, mas as pessoas. Vocês vão lidar com pessoas. Vão se relacionar com elas. Por isso, devem estar capacitadas para isso”, completou o secretário.

“Parabéns pela iniciativa e força de vontade! Muitos de vocês deixaram suas casas para fazer este curso. Pais e mães que deixaram seus filhos para buscar qualificação. Que este seja o primeiro passo para a abertura de um caminho maior”, disse Ana Paula.34657072066_b2e6d97e29_o (1)

Mais que um simples curso, o PEQ procura colocar pessoas em condições melhores, como Marta, que enquanto está desempregada, dá o seu jeito de conseguir renda. “Vendo cosméticos e trufas para não ficar sem nada. Agora, com o curso completo, quero me aprofundar mais para melhorar minhas técnicas”, completou a aluna.

Mais sobre o PEQ

Gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), o programa busca qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. Os cursos têm carga horária de 230 horas, divididas em habilidades gerais e específicas. Os alunos recebem bolsa-auxílio de R$ 330 mensais.

O programa beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que estão em busca de um emprego. Os cursos são definidos de acordo com os segmentos de maior demanda no município.

Agenda em Americana

Na parte da tarde, o secretário Zé Luiz participou da inauguração da clínica médico-odontológica do Sindicato Nacional dos Aposentados (SINDNAPI) em Americana, com serviços prestados pela Partmed Medicina e Odonto Company, Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI).

O secretário conheceu as instalações da clínica e discursou para os presentes no local. “Eu acho que hoje, mais uma vez o Sindicato dos Aposentados dá um exemplo de solidariedade para aqueles que trabalharam durante toda a vida. É o respeito à dignidade humana”, disse Zé Luiz.

“É importante pensarmos sempre no idoso. Porque, hoje, são eles. Mas no futuro, nós é que estaremos nessa posição”, completou.

33855065204_072cc18d61_o

Gabriel Luna
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)