SERT implanta Frente de Trabalho e Time do Emprego em Carapicuíba

São Paulo, 7 de novembro de 2017 –  A Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) realizou nesta segunda-feira (6) a aula inaugural do Time do Emprego e a Implantação da Frente de Trabalho em Carapicuíba. Os dois programas atenderão cerca de 60 moradores da região, promovendo capacitação e emprego.

Desse total, 35 participarão do Time do Emprego, onde serão dadas orientações para a busca de colocações compatíveis com os interesses, habilidades e qualificações dos candidatos. Os outros 25 farão parte da equipe da Frente de Trabalho da cidade, atuando na limpeza das áreas de saúde, educação, obras e no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

A cerimônia contou com a presença do secretário-adjunto Eufrozino Pereira, do prefeito Marcos Neves, do vice-presidente da Câmara de Vereadores Cesar Augusto José, da vereadora Emília Ramalho, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Trabalho Luiz Gonzaga, sua adjunta Sônia Guilherme, da coordenadora de Operações da SERT Sônia Maria dos Santos Sousa (professora Sônia) e dos assistentes técnicos da Pasta, Hugo Leonardo e José da Paz.

Pereira destacou a relevância desses programas para a melhor colocação dos participantes no mercado de trabalho. “Isso é apenas o início, vão chegar muito mais projetos para a cidade. Com o avanço tecnológico temos a necessidade de capacitar as pessoas para que não sejam excluídas das oportunidades”, afirmou.

“Vocês irão voltar para o mercado de trabalho com dignidade. Há dez anos não tínhamos condições de beneficiar a população com esses cursos. Mas hoje temos e vamos batalhar ainda mais por isso”, completou Neves.

Moradora da cidade há 40 anos, Professora Sônia falou de sua alegria em participar do evento. “É uma honra estar com vocês neste momento e entregar esses projetos que vão ajudar no dia a dia da cidade e da população. Trabalho é dignidade, é ter condições de no fim da tarde de colocar o sustento na mesa da sua família. Vocês estão levando dignidade para o lar!”

Maiana e Milena

Apesar de histórias diferentes, Maiana Jesus e Milena Rocha possuem objetivos parecidos: o de melhorar a qualidade de vida e uma nova colocação no mercado de trabalho.

Maiana tem 26 anos, divide a residência com mais três pessoas e a família vive com a renda de somente uma delas. Ex-empregada de uma fábrica de calçados e sem trabalho há dois meses, ela sente que, com a ajuda do Time do Emprego, poderá construir um novo futuro.

“Eu espero aprender como melhorar meu currículo e conseguir um novo emprego com isso. Já pensei em mudar de área, talvez trabalhar como vendedora. Quero poder pagar uma faculdade, quem sabe estudar enfermagem.”

Milena veio da Bahia para São Paulo com nove anos e sempre trabalhou como empregada doméstica, mas sem carteira assinada.Hoje, com 30 anos de idade, faz “bicos” como diarista, vendedora de coxinha e lingerie. Com dois filhos de idades entre 15 e 17 anos, não vê a hora em que os dois poderão ajudar em casa.

Ela fará parte da Frente de Trabalho e acredita que assim pode dar um novo rumo à sua vida. “Participando do programa eu espero ter futuramente um emprego fixo, um registro em carteira para ajudar a minha família. Quero ter a minha casa própria e poder viver bem”, confidenciou.

Texto: Jaqueline Gonçalves
Imagens: Gabriel Luna