SERT implanta Frente de Trabalho em Embaúba

Desde 1999, programa beneficiou mais de 450 mil pessoas do Estado

Gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), a Frente de Trabalho alcança mais um município do Estado. Desta vez, Embaúba, cidade da regional de Barretos, recebe 70 bolsas do programa, às 09h desta quinta-feira (27). A cerimônia ocorre no Centro de Convivência do Idoso, que fica na Rua Avelino Gonçalves, 230 – COHAB II.

Embaúba é o quarto município da região a receber o programa (as cidades de Elisário, Guaíra e Guaraci já foram contempladas).

“A Frente de Trabalho tem um caráter emergencial de apoio ao desempregado, que visa o resgate social e a restauração da autoestima”, diz Carlos Ortiz, secretário de Estado do Emprego. Ele ressalta a importância dos cursos de qualificação disponibilizados, que variam de acordo com a carência de mão de obra no município. “Por meio da capacitação, o trabalhador aumenta as suas chances de empregabilidade”, completa.

Entre outras autoridades, a cerimônia de implantação contará com as presenças do diretor regional da SERT, André Ribeiro de Mendonça.

Na sexta-feira (28), é a vez de Piracaia, região de Campinas, receber 105 bolsas complementares.

Sobre o programa

A Frente de Trabalho tem o objetivo de proporcionar qualificação profissional e renda à população desempregada e em situação de alta vulnerabilidade social. Tem duração de nove meses e 150 horas de qualificação.

Os bolsistas recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais. No período, os participantes devem prestar serviços de interesse local (quatro dias da semana – 6h/dia) e, a partir do terceiro mês, frequentar o curso de qualificação profissional oferecido pela SERT, de acordo com a necessidade do município.

Para se inscrever, é preciso ser maior de 17 anos, estar desempregado há pelo menos um ano, residir no Estado de São Paulo há no mínimo dois anos, não ter familiar participante do programa e não receber qualquer benefício social equivalente.