SERT inicia qualificação em Campinas

Cursos do PEQ aumentam chances de entrada no mercado de trabalho

“Esse curso vai ser bom para eu conseguir um emprego melhor no futuro”. Esta afirmação pôde ser percebida nas conversas entre os novos alunos do Programa Estadual de Qualificação (PEQ), que, nesta segunda-feira (22), realizou a cerimônia de abertura em Campinas para dois cursos – manutenção de computadores e pedreiro. As aulas serão ministradas em parceria com o instituto Civitas.

A ação, gerenciada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) por meio da Coordenadoria de Políticas de Emprego e Renda (CPER), beneficia, simultaneamente, o cidadão, que tem suas chances de entrar no mercado de trabalho aumentadas, e o empregador, que passa a ter uma mão de obra qualificada.

Na solenidade de abertura dos cursos, o secretário-adjunto de Estado do Emprego, Eufrozino Pereira, motivou os participantes do curso a seguirem em suas jornadas. “Vocês estão recebendo a oportunidade de melhorarem ainda mais seus currículos. Desejo boa sorte e que todos possam aproveitar os ensinamentos da melhor maneira possível”, afirmou.

Mais sobre o PEQ

O programa é voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego. Em 2014, o PEQ beneficiou mais de 19 mil pessoas em todo o Estado.

Os cursos têm carga horária de cerca de 230 horas. Estão divididos em habilidades gerais (150 horas) – com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania) – e em habilidades específicas (80 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão.