SERT inicia turmas do Time do Emprego em parceria com a SELJ

São Paulo, 17 de maio de 2017 – O Time do Emprego, programa coordenado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), iniciou nesta quarta-feira (16/5) a capacitação de duas turmas em parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), que cedeu espaço para o curso.

34572334681_87711a30da_o
Estiveram presentes o secretário-adjunto da SELJ, Silvio Garcia Júnior, o coordenador de Programas para a Juventude da Pasta, Wilson Carlos Costa, e a equipe do Time do Emprego, formada pela facilitadora Karen Brenda Gomes, que será auxiliada nas aulas por Douglas Oliveira, além de Layla Sueiro, Edileuza Xavier, Kayo Kenedy e Raphael Triano, estes dois últimos, recém-chegados no programa.

São cerca de 40 alunos, a maior parte selecionados pelo Time dentre inscritos de outro programa da SERT, o Jovem Cidadão, que por algum motivo não foram selecionados. “O intuito é capacitá-los para se saírem melhor em outras oportunidades. Talvez seja possível localizar a falha e tentar novamente encaminhá-los para o mercado de trabalho”, explica Layla.

A proposta do Time é orientar os participantes para facilitar a procura por um emprego compatível com seus interesses. Os encontros serão realizados às terças e quintas-feiras na sede da SELJ, no período da manhã e tarde, até 13 de junho.

34541340282_16533995c2_o

“Nós temos aqui na secretaria programas sociais voltados para a saúde, emprego e também esporte para a juventude. Espero que com essa parceria possam sentir a proximidade do poder público com vocês”, disse Garcia Júnior.

“Sou formado em Educação Física e sempre tive preocupação com a questão de ter uma vida saudável, mas como atingir isso sem ter um emprego ou outra forma de gerar renda? Espero que vocês saiam daqui com um bom direcionamento para o mercado, para terem uma qualidade de vida melhor”, completou Wilson Carlos.

Dentre os alunos estava Beatriz Silvana de Oliveira. Ela tem 17 anos e mora em São Mateus. Já atuou em telemarketing, mas essa não é a sua profissão desejada. “Queria trabalhar com Administração ou Recursos Humanos. Ainda não tenho nenhum curso, mas pretendo fazer faculdade e este ano prestar o Enem. Espero que esses encontros me ajudem a encontrar uma oportunidade.”

Claudio Antonio Rodrigues, 22 anos, já atuou em diversas funções, como ajudante de pedreiro, de carga e descarga e conferente. Está desempregado há três anos, fez vários cursos com objetivos diferentes e diz que isso também dificulta sua busca. “Já fiz curso de restaurante, informática e confeiteiro. Tenho diversos, mas eles não me dão uma área específica de atuação. Se aqui eu conseguir descobrir o melhor emprego pra mim, com certeza irei seguir carreira nele”, comentou.

Leonardo Augusto Marçal tem 19 anos e experiências em supermercado e telemarketing. Começou aos 16 anos, mas pouco trabalhou com registro. Estudante do Ensino Médio, está prestes a ser pai: o filho nasce em junho. “Sempre gostei de futebol e de cantar. Agora estou mais focado em trabalhar que seguir sonhos, porque minha namorada  grávida. Quero arranjar um emprego para podermos morar juntos”. Apesar de já ter participado de um grupo de rap, se considera tímido, especialmente para encarar entrevistas de emprego. “ precisando aprender a me expressar mais e acho que o curso vai me ajudar bastante.”

Assessoria de Comunicação/SERT
Texto: Jaqueline Gonçalves
Veja mais fotos: http://bit.ly/2qWRWWI