SERT leva qualificação e estudo a São Roque

Secretário José Luiz Ribeiro entrega diploma aos formandos

São Paulo, 30 de julho de 2015 – A manhã desta terça-feira (30) foi diferente para os cidadãos da cidade de São Roque, região de Sorocaba. Cerca de 60 alunos inscritos no Programa Estadual de Qualificação (PEQ), gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) receberam o diploma de três cursos oferecidos na cidade – açougueiro, garçom e panificação.

O evento realizado na Câmara Municipal de São Roque, contou com a presença do secretário Estadual do Emprego, José Luiz Ribeiro, o supervisor do Programa Estadual de Qualificação (PEQ), Fernando Ferreira, o diretor regional da SERT em Sorocaba, Sandoval Fernandes, o prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, além de autoridades locais e familiares dos formandos.

Durante os três meses de curso, os alunos se qualificaram e também renovaram as esperanças de retornar ao mercado de trabalho. É o caso de Maria Aparecida, 50, desempregada, que viu no programa de qualificação uma nova chance para sua vida. “Eu era diarista e fiquei desempregada, como eu não tenho estudo, ficou muito difícil de conseguir algum trabalho, procurei por meses e nada, até que surgiu essa oportunidade de fazer o curso de panificação, que é uma área que gosto muito”, disse Maria.

O sucesso do programa na cidade foi tanto, que quando Maria foi realizar sua inscrição, as 60 vagas já tinham sido preenchidas, mas ela não desistiu. “Quando cheguei para fazer minha inscrição soube que não tinha mais vaga, fiquei triste, porque estava toda animada, mas não perdi a esperança e deixei meu nome lá com as professoras, para me avisarem caso alguém desistisse, passou uma semana e eu recebi a ligação de que tinha uma vaga para mim, eu tinha fé de que conseguiria e consegui”, brinca.

Além da qualificação, o PEQ desperta em algum dos alunos, o interesse pelo empreendedorismo.  Maria, que recebeu hoje, o diploma das mãos do secretário Zé Luiz, já faz pães e doces para vender na cidade. “Hoje eu já tenho uma renda para ajudar meu marido em casa, recebo até encomendas, sou muito grata aos professores e a todos que me proporcionaram essa oportunidade, as pessoas muitas vezes já desistiram de ter uma carreira, uma realização profissional, e o curso dá um novo rumo para a vida da gente”, finaliza Maria.

Diante dos familiares e autoridades presentes, uma homenagem foi feita aos alunos. Fotos feitas durante o curso foram exibidas em um telão. Emocionados com a conquista, os formandos receberam palavras de incentivo e parabenizações do secretário, Zé Luiz. “É uma alegria estar aqui participando desse momento especial e importante da vida de vocês. O país vive um momento difícil e os programas da SERT estão ai para ajudar a população. O PEQ é prova disso. Vocês são prova disso. Hoje, ao ver o esforço de vocês para se qualificarem, sei que ainda há esperança para nosso Estado e para nosso país”, exalta.

Após a entrega dos diplomas, os familiares e autoridades foram presenteados com um café da manhã preparado pelos formandos e novos profissionais de São Roque.  Jonathan, de 19 anos, qualificado no curso de garçom, já estava praticando os ensinamentos aprendidos no curso. “Eu fiquei encarregado de servir o café da manhã hoje, alguns acham que pra ser garçom não precisa estudar, mas eu aprendi muita coisa interessante no curso, coisas que me diferenciam das outras pessoas que já estão trabalhando com isso. Sei que tenho mais chances e mais portas abertas depois de receber esse diploma”, conta o novo garçom da cidade.

Mais sobre o PEQ

Lançado no dia 23 de junho de 2008, o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.

O programa – que é gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) – beneficiou mais de 19 mil pessoas em 2014.

O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola.

Ana Silvestre
Assessoria de Imprensa da SERT