SERT participa da Ação Global Nacional

Evento reuniu mais de 400 mil pessoas 

18101867449_1e2d1f6cf0_z

A 22ª edição nacional da Ação Global, realizada no último sábado (30), reuniu mais de 400 mil pessoas em todo o País. O evento, que teve o tema “Qualidade de Vida”, levou orientações e serviços voltados à população. Emissão de documentos, vagas de emprego, conselhos referentes à saúde, bem-estar e atividades de lazer, fizeram da Ação uma verdadeira lição de cidadania.

O projeto, promovido pela Rede Globo de Televisão em parceria com o Sesi (Serviço Nacional da Indústria), contou em São Paulo com a participação de diversos voluntários, dentre eles, a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). O evento foi realizado no CEU Paraisópolis.

Foram mais de 220 carteiras de trabalho emitidas (primeira e segunda vias) e quase 160 candidatos participaram da seleção de vagas para a Rede Pão de Açúcar. Orientações quanto aos programas da SERT também foram dadas: cerca de mil pessoas foram atendidas ou instruídas pela equipe, durante todo o dia.

Para o secretário José Luiz Ribeiro, a Ação é uma maneira de aproximar o cidadão dos serviços oferecidos pela SERT, levando a possibilidade do emprego e orientações referentes a trabalho e qualificação. “Sinto-me honrado em poder contribuir. Como Secretaria do Emprego, trouxemos aos moradores oportunidades de inserção ou reinserção no mercado. É um bom incentivo para as pessoas que muitas vezes desconhecem as ações e programas oferecidos pelo Governo do Estado poderem participar efetivamente”, ressaltou.

17665458164_f1ee5b14b4_z

Os primeiros da fila

O pernambucano Wellington José da Silva, 18 anos, já estava na porta da sala de emissão de carteiras de trabalho antes mesmo do início das atividades. Tímido, mas com brilho nos olhos, falou de sua esperança em conquistar o primeiro emprego formal. Há três anos em São Paulo, mora com o irmão, que por enquanto sustenta a casa sozinho. “Estou buscando uma oportunidade melhor de vida.”

Acompanhado da mãe, que é babá, Jean Henrique Oliveira da Silva, 16 anos, também fez seu documento. O objetivo é conseguir o quanto antes o primeiro emprego. “É para ajudar a minha família. Mas também quero fazer faculdade”, disse o jovem.

Ali mesmo, os dois tiveram a oportunidade de se candidatar a vagas para o Grupo Pão de Açúcar. A analista de recursos humanos da empresa, Luana dos Santos Almeida, destacou que atividades do tipo proporcionam a valorização da pessoa. “Ela tem a chance de conseguir um trabalho digno. É o que nos motiva a participar desse projeto”, disse, empolgada com os atendimentos.

Outros voluntários

A SERT dividiu espaço com uma série de outros órgãos públicos, entidades, instituições de ensino, empresas para citar apenas alguns.

Um dos serviços com grande procura foram os exames de vista realizados pela ONG Provisa – Projeto de Responsabilidade Social Visão em Saúde, que atende pessoas sem recursos, como é o caso de Maria de Lurdes Gois. Desde o berço, ela sofre com um problema que ocasionou a perda de quase 70% da visão do olho direito. “Sou doméstica, mas estou afastada por causa de um problema no coração. Então, não tenho como pagar”, comentou.

Para o diretor da ONG, Leôncio Corrêa, o principal valor desse tipo de atividade é dar igualdade de atendimento e dignidade para as pessoas que não dispõem de recursos financeiros. “Caso o paciente seja diagnosticado com algum problema grave, ele é encaminhado para um tratamento na rede pública de saúde.”

A especialista ambiental da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Priscila Freire Rocha, atribui a importância da Ação Global à possibilidade de informar a população sobre temas relevantes. “Esse é o principal motivo que nos faz participar de maneira incisiva desta campanha”, afirmou.

Já Ciça Neves foi voluntária da escola de cabeleireiros em que estuda. Natural de Manaus, veio para São Paulo em 2012 em busca de tratamento médico para a filha de 14 anos, que tem uma malformação óssea no rosto. “Meu sonho era fazer curso de cabeleireira”. Ciça estava visivelmente tão satisfeita quanto as pessoas que ajudou a deixar mais bonitas. “Está sendo muito gratificante”, confidenciou.

Veja mais fotos do evento no facebook.com/SertSP e no Flickr: http://migre.me/q6I3Z