SERT participa de encontro sobre empregabilidade às pessoas com deficiência

Na última quinta-feira (22), a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) marcou presença no 5º Encontro do Espaço da Cidadania, que ocorreu no auditório do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em São Paulo. A oportunidade serviu para que representantes de diversas instituições, baseadas no censo 2010 do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2010, abordassem o atual cenário nacional e estadual de empregabilidade às pessoas com deficiência.

Na ocasião, o assessor da SERT, Paulo Baldan, representando o Governo do Estado, teve a oportunidade de ratificar o trabalho desenvolvido pela Secretaria a essa parcela da população, sobretudo por meio das ações do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), que conta com mais de 30 mil cadastrados.

“É importante que os movimentos sindicais mirem seus esforços para a promoção da empregabilidade às pessoas com deficiência, e coloque essa questão no centro das discussões. A SERT tem como objetivo ampliar o apoio ao Espaço Cidadania, como tem sido feito nos últimos eventos, como por exemplo a comemoração dos 21 anos da Lei de Cotas”, disse Baldan.

Segundo o coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Clemente, uma das dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência é a resistência de parte do empresariado. “As desculpas dadas por empresários para não contratar são mitos, porque os números comprovam isso”. Para Clemente, “entre as desculpas apresentadas, estão: não tem gente com escolaridade suficiente, ou seja, qualificada, e também que não há o total de pessoas com deficiências disponíveis para preencherem a Lei de Cotas.”

Por fim, Baldan ressaltou a necessidade de ações efetivas e práticas para incentivar o trabalho formal das pessoas com deficiência. “É necessária a criação de empregos de maior qualidade. Empregar por empregar não significa inclusão. Não basta apenas cumprir as normas previstas na Lei de Cotas”, encerrou.

Confira fotos no Flickr