SERT participa de homenagem às vitimas de acidentes de trabalho

No evento, público pode emitir Carteiras de Trabalho e obter informações sobre o Seguro Desemprego

17301225331_d741d8327f_o

Nesta terça-feira (28), é celebrado o Dia Nacional em Homenagem às Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Criada em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a data é marcada por eventos, debates e palestras de conscientização por condições mais dignas de trabalho.

No vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP), foram organizadas diversas atividades relacionadas à prevenção de acidentes. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho de São Paulo (TST/SP), que promoveu o evento, o evento serviu para, além de homenagear às vitimas, conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

O evento contou com a participação de secretarias, sindicatos e empresas públicas e privadas, como a Natura, o Mackenzie, a AES Eletropaulo, a Fecomércio, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Secretaria estadual da Saúde, a FIESP, o SENAC e o Instituto Brasileiro de Gestão em Prevenção de Acidentes de Trabalho (IBGPAT).

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) também teve participação. Em seu espaço, foram realizadas emissões de Carteira de Trabalho e orientações sobre a solicitação do Seguro Desemprego. Também foram apresentados outros programas da secretaria.

O secretário de Estado do Emprego, José Luiz Ribeiro, esteve presente e falou ao público. “A vida não tem preço. O emprego é necessário para o cidadão, mas temos que ter a consciência de que é importante que os acidentes sejam prevenidos”, disse. “A SERT luta para educar as pessoas sobre o assunto, para que outras vidas não sejam ceifadas”. Segundo a Previdência Social do Brasil, a cada dia, 8 pessoas morrem em decorrência de acidentes de trabalho.