SERT participa de inauguração de rede atacadista

Funcionários foram contratados pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)

São Paulo, 11 de novembro de 2016 – Na manhã desta sexta-feira (11), a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) participou da inauguração da oitava loja da rede Mercadão Atacadista no bairro do Campo Limpo, região sul da capital paulista.

30827512811_9e8f2d7d4a_o

Os contratados que iniciaram o dia entusiasmados com o novo emprego, realizaram o cadastro no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e foram contratados após passarem pelos processos seletivos realizados nos auditórios da Secretaria. “Graças à parceria firmada pela SERT com as empresas, conseguimos acompanhar de perto os resultados alcançados. São muitos contratados e ainda possuímos vagas abertas. São parcerias que dão certo e trazem o trabalhador para perto de nós”, ressaltou a diretora regional Giani Aparecida de Carvalho.

Antes da abertura dos portões, a rua já era preenchida pelos moradores do bairro e esperados ansiosamente pelos novos trabalhadores. Um dos olhos brilhantes na multidão era de Juliana, 18 anos, prestes a iniciar seu primeiro emprego. “Eu realizo um sonho aqui hoje. Foi minha primeira entrevista e consegui meu primeiro emprego. Daqui para frente quero realizar meus pequenos sonhos e dar passos para os maiores”. Quando questionada sobre o que faria com seu primeiro salário, Juliana sorriu e brincou. “Acho que será tanta alegria que vou ficar perdida. Não faço ideia do que farei”.

30915248625_4b8004da24_o

No outro lado da vida está o senhor Miraiu, 79 anos, também contratado pelo Mercadão Atacadista. Viúvo desde o ano passado teve que solicitar empréstimo ao banco para bancar os gastos do enterro da esposa. Com tantas reviravoltas, o aposentado teve que recomeçar a vida no mercado de trabalho. “Eu perdi minha esposa e minha aposentadoria não dá para nada. Foi ai que percebi que nunca é tarde para recomeçar. Fui ao PAT duas vezes e me chamaram para essa entrevista. Fui contratado e estou muito feliz”, emociona-se. Acostumado com ao lado da esposa, Miraiu sentiu na pele a solidão da vida. “Um dos motivos pelos quais resolvi procurar emprego foi esse também. Eu gosto de estar com as pessoas, de conversar e em casa não tenho mais ninguém. Mesmo depois de tanto tempo, a vida ainda nos surpreende”, finalizou.

30827516001_e498936de0_o

Parcerias

Desde janeiro de 2015, a SERT tem feito parcerias com empresas de diversos ramos para diminuir o impacto da crise nos cidadãos paulistas. Além da Zaffari, a secretaria já firmou parceria com a Centauro, a Friboi, a Drogasil, o Assaí Atacadista, o Carrefour, entre outras.

O coordenador de operações da SERT, Helder Bovo, afirma que esta ação é benéfica para as três partes. “A intermediação de mão de obra realizada pelos PATs é inteiramente gratuita. Então, tanto o candidato, que tem acesso às diversas vagas e pode participar de processos seletivos sem o menor custo, quanto o empregador, que tem todo um suporte da nossa equipe para contratar novos funcionários a custo zero, saem satisfeitos. Assim, nosso papel de ajudar o cidadão em todos os momentos também é cumprido”, finaliza

Como participar

Para participar dos processos seletivos, basta acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS e Carteira de Trabalho.

É importante que o usuário mantenha seus dados de cadastro atualizados para não perder oportunidades de trabalho e para ter acesso aos programas de qualificação da SERT, como o Time do Emprego e o Programa Estadual de Qualificação (PEQ), por exemplo.

Ana Silvestre
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)