SERT participa do maior evento de contratação de pessoas com deficiência do país

Campus Memorial da Uninove será palco da ação

DIA-D

No próximo dia 21 (segunda-feira), a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), participa do “DIA D” -Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS.

Promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a realização da ação é o resultado da união de esforços da SERT, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/SP), da Prefeitura de São Paulo e da Superintendência da Previdência Social em parceria com Sindicatos, instituições de ensino, ONG’s e empresas privadas. A ação tem como objetivo proporcionar a geração de emprego, trabalho e renda para pessoas com deficiência, fortalecer as políticas públicas e oferecer a intermediação de mão de obra para este público.

A participação da SERT acontece por meio do Programa de Apoio a Pessoa com Deficiência (PADEF), que há 20 anos trabalha para a inclusão do público no mercado de trabalho. O evento acontece das 9h às 16h, no Campus Memorial da Uninove, situado na Rua Deputado Salvador Julianelli, s/n – Barra Funda.

Visto que a Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, determina em seu Art. 93 que empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a reservar um percentual de 2% a 5% dos seus cargos para pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS, os órgãos públicos tem uma responsabilidade maior para encaminhar estes trabalhadores para o mercado de trabalho.

“O ‘Dia D’, vem ao encontro do contingente de trabalhadores com deficiência e reabilitados, tendo como principal aspecto, o fato de ser uma ação realizada de forma exclusiva para este público e em parceria com diversos órgãos públicos, entidades, sindicatos e empresas privadas”, afirma Marinalva Cruz, supervisora do PADEF.

A programação conta com uma série de palestras voltadas para a inclusão social de pessoas com deficiência, desde elaboração de currículos até a adesão de novas tecnologias. O PADEF será responsável pela oferta de vagas de emprego exclusivas. No local, mais de duas mil vagas serão disponibilizadas em parceria com empresas de diversos segmentos. Carteiras de Trabalho também poderão ser emitidas.

Integrando a Agenda do Trabalho Decente e o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem como um dos seus principais eixos de atuação a promoção da inclusão e da igualdade, desenvolvendo ações de qualificação e conscientização das empresas para a inserção do público com deficiência e/ou reabilitado no mercado de trabalho.

Durante a realização do “Dia D”, as Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS, participarão de uma grande ação de intermediação de mão de obra, com a presença de empresas que realizarão ao longo do dia, processos seletivos num único espaço físico, ampliando as chances dos trabalhadores com deficiência ou reabilitados para sua inserção profissional.

Confira os municípios que também participarão do Dia D:

– Artur Nogueira: Ginásio de Esportes Maurício Sai – Rua Floriano Peixoto, 100 – Jd. Ouro Branco (dia 25/9)
– Assis: PAT – Rua Mauá, 127 – Centro (dia 21/9)
– Bastos: PAT – Rua Ademar de Barros, 472 – Centro (dia 21/9)
– Catanduva: Centro de Tecnologia e Inclusão Social – Rua 15 de Novembro, 1.600 – Jd. Santa Rosa  (dia 25/9)
– Garça : PAT – Rua Coronel Joaquin Piza, 192 – Centro (dia 25/9)
– Itapira: PAT – Rua Vitório Copos, 122 – São Benedito (dia 21/9)
– Marília: PAT – Rua Carlos Gomes, 137 – Centro (dia 25/9)
– Ourinhos : PAT – Rua Monsenhor Cordova, 218, Centro (dia 25/9)
– Ribeirão Preto: PAT – Av. Santa Luzia, 203 – Centro (dia 22/9)
– Rio Claro: Shopping Center Rio Claro – Av. Conde Francisco Matarazzo Júnior, 205 – Vila Paulista (dia 25/9)
– Santa Cruz do Rio Pardo: PAT – Av. Tiradentes, 438 – Centro (dia 21/9)
– São Caetano do Sul: Atende Fácil – Rua Major Carlos Del Prete, 651 (dia 21/9)
– Suzano: PAT – Av. Washington Luiz, 185 – Centro (dia 21/9)

Os municípios de Campinas, Mauá, Osasco, Guarulhos e São Bernardo do Campo também realizarão o “DIA D”. O Estado de São Paulo terá a ação replicada em 18 cidades, incluindo a Capital.

Serviços- DIA D na Capital

Data: 21 de setembro (segunda-feira)
Local: UNINOVE – Campus Memorial – Rua Deputado Salvador Julianelli, s/n – Barra Funda
Horário: Das 9hàs 16h

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)