SERT qualifica cidadãos em Cabreúva

IMG_0896

Noite também foi marcada pelo anúncio do início de duas novas turmas no município

O Programa Estadual de Qualificação (PEQ) realizou a formatura de mais uma turma. Desta vez, o município de Cabreúva foi contemplado. No total, 25 pessoas receberam diploma pela participação no curso de auxiliar de departamento pessoal. Voltado para quem está desempregado, a ação busca qualificar os alunos para aumentar a chance de inserção no mercado de trabalho.

Clique aqui e confira todas as fotos

A formatura do curso aconteceu na câmara municipal, com a presença do secretário-adjunto de Estado do Emprego, Eufrozino Pereira, do vereador-presidente da casa, Antônio Carlos Mangini, da diretora regional da SERT em Campinas, Ana Paula Marques, do superintendente do INCRA, Alexandre Pereira, entre outras autoridades da cidade.

IMG_0875

O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda. “Capacitação e qualificação são o fortalecimento da cidadania. Quero parabenizar os professores, pois eles têm a luz do saber. Mas é necessário levar essa luz aos outros”, disse o secretário em seu discurso.

Mangini destacou a exclusividade que o PEQ tem em relação a outros cursos. “O curso que a secretaria está oferecendo em nosso município, além de promover qualificação para as pessoas, gera renda”, disse. O presidente da câmara aproveitou a oportunidade para divulgar o início de novas turmas do programa na cidade. “Amanhã iniciaremos os cursos de auxiliar administrativo e de técnico de vendas. Isso mostra o nosso comprometimento com a população.”

IMG_0754

“Ao longo de todos os dias do curso, conversamos sobre muita coisa. Política, relações humanas, alegrias, frustrações. Mas sempre estivemos juntos para chegar no dia de hoje”, afirmou Ana Paula. “Agradeço a compreensão e confiança que vocês depositaram em nós”, completou.

Pereira ressaltou as dificuldades encontradas no momento na questão do emprego. “Quero parabenizar os professores do curso. Nesse cenário de desemprego do país, a preparação para o mercado de trabalho é muito importante. Agora, vocês terão mais chances de conseguir um emprego”, afirmou o superintendente do INCRA.

Ainda nesta semana, acontecerão formaturas do PEQ nos municípios de Mogi Mirim, Louveira, Poá e Itaquaquecetuba.

IMG_0877

Sobre o PEQ

O PEQ foi lançado em junho de 2008. Ele busca capacitar o aluno para aumentar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Os cursos têm carga horária de 160 horas. Estão divididos em habilidades gerais – com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania) – e em habilidades específicas, com aulas teóricas e práticas sobre a profissão. Os participantes que não possuem renda recebem bolsa-auxílio e auxílio-transporte.

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)