SERT realiza curso de qualificação para 450 alunos em Heliópolis

Evento é resultado de parceria entre a SERT, o deputado federal Paulo Pereira da Silva e MSTI do Ipiranga

São Paulo, 11 de agosto de 2017 – Na noite da última quinta-feira (10), a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) realizou em Heliópolis, a aula inaugural de quinze turmas do Programa Estadual de Qualificação (PEQ). No total, são 450 alunos participantes dos cursos de assistente administrativo, atendimento e recepção e técnica de vendas.

A qualificação  têm carga horária de 230 horas, divididas em habilidades gerais, reforço básico de português, matemática, conhecimentos gerais, cidadania e habilidades específicas de acordo com a área escolhida.  Durante o curso, os alunos também receberão bolsa-auxílio de R$ 330 mensais.

35668156754_e0e2fa7915_o

A abertura contou com a participação do secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, do secretário adjunto, Eufrozino Pereira, do deputado federal, Paulo Pereira da Silva, do coordenador de Políticas de Emprego e Renda, Pedro Nepomuceno Filho, do presidente da Associação do Movimento Sem Teto do Ipiranga, David Garcia, do superintendente regional do INCRA, Alexandre Pereira, do vereador de São Paulo, José Police Neto e do presidente do Sindicato da Alimentação de São Paulo, Carlos Vicente de Oliveira.

Durante seu discurso, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, ressaltou a importância de unir forças para ajudar os mais necessitados. “Essas 450 vagas são frutos colhidos de grandes parcerias. A SERT, o MSTI e cada um de nós que nos esforçamos para levar qualificação e ajuda para os mais necessitados”, ressaltou.

35668160194_9eb646da9e_o

Em complemento, o secretário José Luiz Ribeiro, deixou palavras de incentivo aos participantes. “Hoje, vocês têm uma oportunidade ímpar de se qualificarem e irem para o mercado de trabalho mais preparados. Encarem essa oportunidade com garra e força de vontade, pois os frutos desses esforços virão. Contem conosco”.

Histórias de luta

Maria Helena, 31 anos, saiu do nordeste para tentar a vida em São Paulo. Diante da dificuldade de entrar no mercado de trabalho, a nova estudante decidiu correr atrás de qualificação. “Quando eu soube do curso fiquei ansiosa e feliz, pois há tempos que quero voltar a estudar, mas não tinha recurso para isso”. Maria Helena sobrevive graças à ajuda do marido que atualmente é o único trabalhador ativo do lar. “Meu marido que banca todas as despesas da nossa casa e o desejo que tenho é de um dia poder ajudá-lo. Tenho fé que depois desse curso, eu vou conseguir”, conta Maria.

O PEQ

O PEQ foi lançado em junho de 2008. Ele busca capacitar o aluno para aumentar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Os cursos têm carga horária de 160 horas. Estão divididos em habilidades gerais – com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania) – e em habilidades específicas, com aulas teóricas e práticas sobre a profissão. Os participantes que não possuem renda recebem bolsa-auxílio e auxílio-transporte. No ano passado o programa qualificou 3.090 trabalhadores, em 18 municípios

Desde o início deste ano, o PEQ realizou turmas em diversas regiões e municípios do Estado, entre eles, Campinas, Araras, Indaiatuba, Jundiaí, Monte Mor, São Pedro, Várzea Paulista, Itapeva, Itaí, Piraju, Sorocaba, Itu, Cajamar, Embu das Artes e Embu Guaçu.

Confira fotos no em www.flickr.com/sertsp

Ana Silvestre
Assessoria de imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)