Servidores e capacitadores dos PATs da região de Bauru passam por treinamento

Nesta quinta-feira (25 de junho) foi realizada a primeira capacitação dos servidores e capacitadores dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da região administrativa de Bauru. O curso segue até amanhã.

Confira todas as fotos em nosso Flickr.

O objetivo foi qualificar os colaboradores para a intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho, seguro desemprego, Comissão Municipal de Emprego e Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da pasta (PADEF).

18974491340_bd31e67c72_o

Participaram aproximadamente 60 servidores, além de autoridades como o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, o prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico Renato Purini, o presidente do Sindquimbru, Edson Dias Bicalho, o 1.º secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, David Martins e o coordenador de operações da SERT, Helder Bovo.

Zé Luiz ressaltou que é preciso aproveitar este momento econômico  difícil para o País para qualificar profissionalmente e atender bem a crescente demanda que chega às unidades da SERT. “Embora as tecnologias sejam iguais no mundo todo, o que difere é o ser humano. Os PATs são a porta de oportunidade para os desempregados, que vão a esses locais para conseguirem o trabalho que vai gerar sua renda para sobrevivência. Este é também o momento de apostar no empreendedorismo, para fazer oportunidades com a crise”, afirmou.

Agostinho salientou as ações da Comissão Municipal do Emprego, como capacitações e identificação de prioridades. Segundo ele, Bauru é uma das grandes formadoras de mão de obra do interior do Estado e cresce mesmo neste momento de crise, com suas 15 universidades e escolas técnicas e profissionalizantes. “Acabamos formando mão de obra para as cidades da região. Com o dinamismo do mundo temos de usar nossa criatividade e nos desdobrarmos para criar oportunidades. Assim, redescobrimos as capacidades de cada um, pois a população precisa de suporte.”

19155990552_825100c668_o

O secretário de Desenvolvimento Renato Purini apontou que, neste período, além de treinar e capacitar, é “extremamente importante” estabelecer parcerias para a geração de renda. Observou que um número maior de pessoas vêm buscando a formalização, como microempreendedores individuais. “É o trabalho que permite garantir renda e dignidade”, disse.

Já Bicalho apoia e incentiva todas as ações da SERT no município. “poder participar desse  treinamento, onde, ao final, teremos mais pessoas capacitadas no atendimento ao cidadão desempregado é algo grandioso, sinto-me honrado.”

A Sala do Empreendedor instalada na prefeitura de Bauru está mudando de local e de nome, passando a se chamar Casa do Empreendedor, onde, além de se formalizar, o interessado terá o espaço do Banco do Povo para obter microcrédito, melhorar o seu negócio e participar de cursos ministrados em parceria com a SERT. Hoje, Bauru tem 13 mil microempreendedores formalizados e um universo de 40 mil para se formalizar.

Helder Bovo reforçou que este foi o primeiro encontro de capacitação no município, mas o quinto que a Secretaria realiza neste início de mandato do secretário Zé Luiz, com total de nove centros regionais qualificados e mais de 200 colaboradores capacitados. “E já estamos colhendo os frutos. Temos eficiência de 30% do nosso trabalho no Estado de SP, mas estamos 12% acima de todo o resto do Brasil”, comentou.