SMDHC e SERT assinam termo para capacitação de mulheres vítimas de violência doméstica

São Paulo, 16 de janeiro de 2018 – A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho assinaram nesta terça-feira (16) termo de cooperação e adesão ao Programa Time do Emprego. A parceria permite a realização do projeto “Capacitação e empreendedorismo para empregabilidade de mulheres vítimas de violência doméstica”, com o objetivo de romper o ciclo de violência e oferecer autonomia financeira para as vítimas por meio de capacitação, empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho.

A parceria surgiu a partir de conversas entre a Coordenação de Políticas para Mulheres, da SMDHC, e a Direção Regional Sul da SERT – que ofereceu cursos profissionalizantes de técnica de vendas, oficina de corte e costura, auxiliar de cozinha, técnica de almoxarifado e manicure, a serem realizados nos Centros de Cidadania da Mulher de Parelheiros, Capela do Socorro, Perus e Santo Amaro. As participantes dos cursos profissionalizantes recebem material didático, lanche diário e uma bolsa de R$ 660,00. As duas primeiras turmas – técnica de vendas e manicure – já iniciaram as aulas, no CCM Parelheiros, com 30 participantes cada. Outros cursos devem ser ofertados em breve, conforme a disponibilidade da SERT, em outros CCMs.

Além dos cursos profissionalizantes, funcionárias dos CCMS Itaquera, Perus, Santo Amaro, Parelheiros e Capela do Socorro e do CRM Capão Redondo passaram por uma formação realizada pelo Time do Emprego (programa desenvolvido pela SERT para orientar e preparar o cidadão para a busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificações). Desta forma, as servidoras tornam-se facilitadoras do programa e poderão instruir as mulheres em situação de violência sobre como agir em uma entrevista de emprego, redigir um currículo e realizar planejamento financeiro, colaborando para a recuperação da autoestima nesse processo.

Participaram da assinatura do termo a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, e o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro. Estiveram presentes também Gislaine Caresia, coordenadora de Políticas para Mulheres da SMDHC, Ana Cristina de Souza, assessora técnica da coordenação, Inês Santiago, coordenadora do CCM Parelheiros, Sidney Cruz, Diretor Regional Sul da SERT, e Sara Barbosa Pelaez Diego, coordenadora de Políticas de Emprego e Renda da SERT.

Para a supervisora do programa, Sandra Império (segunda, da esquerda para a direita), é importante atender essas mulheres porque elas se encontram em situação de alta vulnerabilidade, tanto pelas questões pessoais quanto pela necessidade de gerar renda para si e/ou para suas famílias. “O Time capacita pessoas para que possam se lançar no mundo do trabalho, além de atuar fortemente no desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança, no reconhecimento das potencialidades e habilidades”, explicou.

Fonte: SMDHC, com SERT