SUTACO

O Decreto-Lei nº 256, de 26 de maio de 1970, criou a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, com a finalidade de integrar a mão-de-obra marginalizada no mercado produtivo. Somente em 1975 o Governo do Estado de São Paulo, preocupado em desenvolver e preservar o rico e precioso artesanato paulista – que traduz a diversidade do Estado mais miscigenado do país, alterou a denominação para Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades – Sutaco.

SUTACO

A Sutaco é uma autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) com a responsabilidade de oferecer oportunidades de geração de renda aos artesãos e promover o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.

A autarquia também resgata as formas tradicionais de expressão do povo paulista, o “saber fazer” de pessoas e comunidades das mais diversas características, e acompanha as tendências atuais da produção artesanal.

ATUAÇÃO

Após avaliar, classificar e quantificar a produção do artesão, a Sutaco faz um cadastro e emite uma Carteira de Identificação que o credencia como profissional de artesanato. O cadastramento possibilita a utilização dos serviços de emissão de Nota Fiscal Eletrônica, participação em cursos de qualificação e requalificação (como aluno ou mesmo como professor), divulgação, apoio à comercialização, acesso ao microcrédito (Banco do Povo Paulista) e orientação técnica e jurídica.

A exposição e venda do produto artesanal em pontos de venda permanentes e nos eventos nacionais e internacionais dos quais a Sutaco participa, além de proporcionar renda aos artesãos credenciados, ajuda a divulgar institucionalmente o trabalho deles e o artesanato paulista.

Atualmente a SUTACO possui Termos de Cooperação com mais de 200 municípios do estado e já emitiu cerca de 76.000 carteirinhas. No ano de 2011 foram inauguradas duas lojas, uma na Rua XV de Novembro (em parceria com a Imprensa Oficial) e outra dentro da Estação de Metrô Vila Madalena (em parceria com o Metrô). Também foram estabelecidas parcerias com diversas redes de comércio virtual com o intuito de promoção do artesanato paulista.

Para mais informações acesse o site e o blog da SUTACO.