Time do Emprego abre inscrições em Brotas

Com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional, o programa Time do Emprego, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), inicia, a partir desta quarta-feira (19), inscrições para 30 vagas na cidade de Brotas. O início dos encontros está agendado para o dia 2 de outubro.

A facilitadora local, Lucia Chiba, orienta sobre como elaborar um bom currículo, cartas de apresentação, preenchimento de formulários de emprego, aplicação de dinâmicas etc. “Também é feita uma troca de experiências e os inscritos serão incentivados a descobrir e ressaltar suas habilidades. O material didático é oferecido gratuitamente”, destaca o secretário Estadual do Emprego, Carlos Ortiz.

As inscrições para essa turma serão realizadas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da cidade, localizado na Rua Ângelo Piva, 192 – Centro, até o dia 30 deste mês. Podem se inscrever no programa pessoas maiores de 16 anos que estiverem desempregadas ou à procura do primeiro emprego.

Desde o início de março, período em que Ortiz assumiu o posto, o programa vem acumulando bons resultados: 130 times iniciados, 100 municípios alcançados e aproximadamente 1,1 mil recolocações profissionais.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever pelo site: www.timedoemprego.sp.gov.br ou no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) local.

Mais sobre o programa

Criado em 2001, o Time do Emprego já atendeu mais de 23 mil pessoas em todo o Estado. Atualmente, o Time está presente na capital e em mais de 150 municípios paulistas.

O programa é desenvolvido pela SERT em parceria com as prefeituras, e tem como objetivo orientar e preparar o trabalhador que pretende voltar ao mercado de trabalho ou que esteja à procura do primeiro emprego.

A proposta envolve 12 encontros semanais, de 3 horas cada um, com grupos de aproximadamente 25 pessoas, a partir dos 16 anos. Esses grupos são denominados “times”, porque todos se ajudam na busca pelo emprego a partir da troca de experiências e auxílio mútuo.