Time do Emprego abre quatro turmas exclusivas de haitianos em Sorocaba

São Paulo, 6 de setembro de 2017 – O Time do Emprego, programa coordenado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), inicia na próxima segunda-feira (11 de setembro) quatro turmas em Sorocaba. São disponibilizadas 80 vagas, preenchidas por membros da comunidade haitiana local.

Três grupos participarão do programa na Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias) e um no bairro Éden, um dos que concentra os estrangeiros no município, mas a aula inaugural será na Sias.

Segundo informações da Prefeitura, a população de haitianos em Sorocaba está em torno de três mil pessoas, o que transforma essa colônia numa das mais representativas da cidade. Em dois encontros entre o Poder Público municipal e os trabalhadores, a principal reivindicação foi relacionada à dificuldade em obter emprego.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura é a parceira do Time nessa iniciativa. Paralelamente, a Coordenadoria de Igualdade Racial da secretaria correspondente dará suporte para a regularização documental dos participantes.

Outras edições do Time do Emprego já foram realizadas no município: no Tiro de Guerra, na Pastoral do Menor, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e em outros espaços. Só em 2016 foram 14 turmas.

Como funciona
O programa orienta o trabalhador com mais de 16 anos na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificações. Neste caso, durante dez encontros, os facilitadores (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) apresentarão técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

Aula inaugural de quatro turmas do Time de Emprego em Sorocaba
Data:
11/9/2017
Horário: 13 às 17h
Local: Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS)
Rua Santa Cruz, 115, Centro
Informações: (15) 3229-2880

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)