Time do Emprego atinge recorde histórico em número de turmas e de participantes

São Paulo, 26 de setembro de 2018 – O programa Time do Emprego, gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), bateu em agosto um recorde histórico de turmas formadas (110) e de participantes (2.471).

Os números superam inclusive o de times executados em 2001, quando ele foi instituído, até 2009. De 2010 a 2014, a média mensal foi de 20 times, com 516 participantes.

Em 2015 e 2016, a média mensal foi de 41 times, com 798 participantes. Em 2017 houve uma média mensal de 52 times, com 1.122 participantes. Em 2018 até julho, esses números atingiram, respectivamente, 50 e 1.157. Já em agosto houve o salto: foram executados 110 times, com 2.471 participantes.

De acordo com a coordenadora Sandra Império, o desempenho no mês de agosto se deve ao número de novos municípios que aderiram ao programa e o comprometimento dos agentes facilitadores, capacitados pela SERT.

“De 2001, quando foi criado, até 2010, o programa funcionava somente na Capital e Grande São Paulo. Em 2011, 43 municípios aderiram ao Time. Daquele ano até 2017, tivemos a adesão de 413 municípios, ou seja, fomos num crescente. Em 2018, já alcançamos 460 cidades”, explica, dizendo que a equipe tem atuado nos últimos anos com foco não apenas em atrair mais prefeituras, mas fortemente para reativar o programa em locais onde ele foi descontinuado, por fatores diversos, como nas mudanças de gestão.

“A novidade é que a partir de 1º de outubro estaremos também reimplantando o programa em 42 unidades da Fundação Casa no Estado, contribuindo para o retorno dos adolescentes ao convívio social e seu entendimento do mundo do trabalho, cumprindo nossa missão que é voltada ao desenvolvimento profissional e estruturação psicossocial”, afirmou Sandra.

Desde 2017, 94 times já foram desenvolvidos em unidades da Fundação, a partir da parceria com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania. O Time conta, ainda, com parcerias com o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, e com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), além da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, de São Paulo.

Sobre o programa

O Time do Emprego orienta o trabalhador na busca de um trabalho compatível com seus interesses, habilidades, competências e qualificações profissionais. O diferencial é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade, além da abordagem motivacional quanto ao resgate da autoestima e do autoconhecimento.

Durante 12 encontros, os agentes facilitadores (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, elaboração de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos, como o empreendedorismo.

A abertura de novas turmas nas diversas cidades é noticiada via imprensa local e da SERT, sendo necessário apenas que os interessados apresentem  RG e CPF e sejam maiores de 16 anos. As prefeituras interessadas em levar o Time para seus trabalhadores precisam assinar um termo de adesão com a Secretaria e se comprometerem à contrapartida – disponibilizar um agente público que possa ser capacitado a atuar como facilitador, local adequado para os encontros e lanche para os participantes (informações adicionais podem ser obtidas pelo email timedoemprego@emprego.sp.gov.br ou telefones 11 3241-7098/7236).

Assessoria de Comunicação/SERT