Time do Emprego capacita 1083 cidadãos no primeiro trimestre

Congolês Damas Balongi (à esq.) durante encontro (foto: Gabriel de Luna)

Programa estadual inseriu 329 pessoas no mercado de trabalho

São Paulo, 17 de abril de 2014 –Aprender novas técnicas, compartilhar experiências e, com isso, aumentar as chances de conseguir uma nova oportunidade profissional. Essas são as principais características do Time do Emprego, programa estadual gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que atendeu 1083 cidadãos, de 33 cidades, nos primeiros três meses do ano.

As mulheres lideram as estatísticas de participantes – 690 contra 393 homens – nas 49 turmas formadas em todo o Estado. O programa registrou crescimento de 13% nas inserções profissionais no comparativo com o mesmo período do ano passado. Exatos 329 cidadãos conseguiram emprego após frequentar os encontros semanais.

“Os números do Time do Emprego são o maior exemplo do trabalho que vem sendo feito pelo Estado no quesito capacitação”, declara o secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais. “Não mediremos esforços para que possamos capacitar mais cidadãos, e que estes possam ser inseridos ou reinseridos no mercado de trabalho”, reforça.

De acordo com a coordenadora do programa, Françoise Antunes, a meta é atingir mais municípios e “acompanhar de perto o desenvolvimento e crescimento dos times na Capital e no interior do Estado, priorizando sua excelência”.

Confira as cidades e regiões contempladas com o programa:

Araraquara: São Carlos e Itápolis.

 

Araçatuba: Araçatuba.

 

Botucatu: São Manuel.

 

Campinas: Atibaia, São José do Rio Pardo, Indaiatuba e Jaguariúna.

 

Piracicaba: Brotas, Piracicaba, Limeira, Rio Claro, Iracemápolis e Cordeirópolis.

Grande São Paulo: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e São Paulo.

 

Bauru: Agudos, Lençóis Paulista e Bauru.

Marília: Marília e Ourinhos.

Ribeirão Preto: Ribeirão Preto e Serrana.

 

Sorocaba: Ibiúna, Salto, São Roque, Itapetininga e Sorocaba.

 

Litoral: Mongaguá e São Vicente

 

São José do Rio Preto: Votuporanga.

 

Participante internacional

Um dos participantes da atual turma do Time do Emprego na Capital, (que se encerra no próximo dia 30) Damas Balongi Kanika, de 40 anos, saiu do Congo para tentar ganhar sua vida em São Paulo. Há quatro meses na cidade, Damas encontra no Time do Emprego um refúgio. “Estou gostando muito de participar do programa”, conta. A alegria de participar dos encontros é um dos motivos do sucesso do programa. “Aqui, consegui vários amigos. Meu dia fica mais feliz depois dos encontros”, acrescenta.

Acostumado a trabalhar com vendas em seu país natal, Damas quer continuar com seus serviços no Brasil. “Com tudo o que estou aprendendo aqui, me sinto mais confiante para entrar no mercado de trabalho brasileiro”, resume.

Mais sobre o programa

O Time do Emprego é composto por 12 encontros semanais, com três horas de duração cada. Neles, são apresentados e discutidos conhecimentos fundamentais para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Elaboração de currículo, carta de apresentação, técnicas de entrevistas, participação e aplicação de dinâmicas e vestimenta adequada para entrevista de trabalho são alguns dos dez temas abordados.

Para maiores informações, acesse:

www.emprego.sp.gov.br

www.timedoemprego.sp.gov.br

Gabriel de Luna e Giulia Zanovelli

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)