Time do Emprego capacita facilitadores no Vale do Paraíba

No total, 24 pessoas receberam treinamento e iniciarão novas turmas nos próximos meses

Na última sexta-feira (25), o Time do Emprego, programa gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), encerrou mais uma etapa do ciclo de capacitação continuada de facilitadores do programa. Desta vez, o treinamento contemplou municípios das regiões de Marília, Litoral e do Vale do Paraíba.

Durante cinco dias, os facilitadores receberam orientações sobre a forma que devem conduzir as turmas do programa. A partir de agora, eles estão aptos para o desenvolvimento de novas turmas e para a implantação do programa em seus respectivos municípios.

Para o encerramento, estiveram presentes o secretário-adjunto do Emprego, Eufrozino Pereira, a supervisora do Time do Emprego, Sandra Império, o diretor regional da SERT no Vale do Paraíba, Marco Pazzini, e o secretário de Comunicação de Itanhaém, Sílvio Lousado, que também é facilitador do programa e participou de toda a capacitação.

“Fazemos esse trabalho com muita dedicação. Mas vocês, que estão aqui e passaram os dias aqui, é que realmente fazem a diferença. E isso é muito gratificante”, disse Pereira aos facilitadores.

“Eu admiro demais o trabalho de vocês. De 2011 pra cá, tivemos um grande crescimento. Estávamos presentes em 145 municípios. Hoje, estamos em 339 e a meta para o próximo ano é de 500. Por isso, precisamos muito da ajuda de vocês para atingir essa meta” explicou Sandra.

Segundo a supervisora, o programa conta atualmente com mais de 600 facilitadores em todo o Estado. O índice de inserção de participantes no mercado de trabalho é de 30%. “Nós despertamos nas pessoas o que elas têm de melhor. Quando eles estão numa entrevista de emprego, vão com uma autoestima muito alta, sabendo que são bons no que eles fazem. E isso favorece bastante a questão do emprego. Vocês são agentes transformadores de vida. E isso não tem preço.”, completou.

A capacitação contou com a participação de 24 facilitadores dos municípios de Areias, Caçapava, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Paraibuna, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga, (Vale do Paraíba), São Vicente, Peruíbe, Itanhaém (Litoral) e Florínea (região de Marília).

Isso não é um grupo. É um time! E quem faz parte do Time tem que vestir a camisa. O trabalho que a SERT tem feito é muito bom, mas não seria possível sem vocês.

“Eu não estou aqui hoje como secretário, mas como um facilitador do Time do Emprego. E me sinto muito honrado de pertencer a esse grupo”, disse Lousada.

A próxima formatura de facilitadores acontece nesta terça-feira (29), em Capivari.

Como funciona o Time do Emprego

Os conteúdos do Time do Emprego são desenvolvidos durante 12 encontros (um por semana), de três horas cada um, com grupos de 20 a 30 pessoas.

Os participantes formam um “time”, um grupo, para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Durante esses encontros, eles recebem orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego, são incentivados a conhecerem a si mesmos e suas habilidades e competências e estabelecem metas de trabalho e de vida – para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho.