Time do Emprego conclui mais uma capacitação de facilitadores, em Rio Preto

São Paulo, 16 de agosto de 2016 – Luciana Daiane da Silva é facilitadora do programa Time do Emprego em Ariranha há nove meses. Até então, trabalhava no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), também ligado à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), de onde trouxe o “jogo de cintura” para lidar com pessoas em situação de vulnerabilidade como a da busca por uma colocação.

28701235060_6f51436241_k“Minha mente mudou. O Time ampliou minha visão, porque o foco é no ser humano. Muitas vezes, pela necessidade de pagar as contas, sustentar a família, a pessoa para de sonhar e aceita qualquer coisa. Acontece que ela não procura só um emprego, mas está em busca de uma realização. O Time traz isso de volta. A pessoa desenvolve a autoestima e quando se analisa, não vê mais barreira.”

Para fortalecer esse sentimento nos seus colaboradores e aprimorar as atividades do dia a dia, o Time do Emprego realizou em São José do Rio Preto mais uma capacitação continuada, de 8 a 12 de agosto. Além de Luciana, outros 26 facilitadores de 18 municípios ligados a sete regionais da SERT – Araraquara, Barretos, Franca, Marília, Ribeirão Preto, Rio Preto e Vale do Ribeira, participaram.

A cerimônia de encerramento ocorreu na última sexta-feira e contou com a presença da supervisora do Time, Sandra Império, e do supervisor do Programa Estadual de Qualificação Profissional da SERT (PEQ), Fernando Ferreira – representando o secretário José Luiz Ribeiro, o adjunto Eufrozino Pereira e o responsável pela Coordenação de Políticas de Emprego e Renda (CPER), Pedro Nepomuceno Filho.

28367935704_7f001adc84_kA coordenadora de treinamento da empresa parceira, a Closer, Larissa Rodrigues, a servidora da Regional Rio Preto da SERT, Arlete Telles – representando o diretor Bruno Bosso, a vice-prefeita de Nova Aliança, Ana Lúcia Lucatto, e o prefeito de Monte Aprazível, Mauro Vaner Pascoalão, também prestigiaram o evento.

Sandra ressaltou a importância do trabalho dos facilitadores no fortalecimento dos participantes do Time. “São pessoas especiais, que além de tudo representam e levam o nome da SERT a várias partes do Estado. O Time é uma paixão das nossas vidas. Ele nos ajuda a ajudar outras pessoas e isso nos torna melhores”, emocionou-se.

Ferreira, que foi palestrante durante a capacitação e um dos articuladores para adequações na metodologia do Time, falou da missão da Pasta –aproximar o trabalhador da vaga ou da renda – o que parecia simples, segundo ele, há pouco mais de dois anos, quando a situação era de emprego pleno, mas que o momento atual requer adaptações e a SERT está atenta a isso. “Tenham orgulho disso e se empenhem. Ainda teremos dificuldades, mas as coisas vão melhorar. O Estado é gigante, mas também muito forte”, afirmou.

Assessoria de Comunicação/SERT
Veja mais fotos: http://bit.ly/2aY9qpE