Time do Emprego encerra capacitação de facilitadores em Araraquara

21149602343_b5d7d21854_o

Com o objetivo de atender novas turmas nos municípios do Estado, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), por meio do Time do Emprego, encerra na próxima quinta-feira (29), a capacitação de facilitadores do programa, em Araraquara. Ao todo, 22 pessoas serão capacitadas e aptas para orientar a população desempregada ou jovens que buscam o primeiro emprego.

O encerramento da capacitação será realizado no Hotel Conffort, localizado na Rua Rodrigo Fernando Grillo, 387, Jardim dos Manacás. O coordenador de políticas de emprego e renda, Pedro Nepomuceno, e a diretora regional, Alliny Sartori, participararão da entrega de certificados aos novos facilitadores.

Na ação, serão beneficiados 13 municípios: Ariranha, Borborema, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Jardinópolis, Monte Mor, Nova Odessa, Rifaina, Santa Rita do Passa Quatro e São Carlos.

Time do Emprego

É um programa com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um
emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais.

Desde sua criação, em 2001, o Time do Emprego já beneficiou mais de 40 mil pessoas em todo o Estado. Foram mais de 1.890 turmas realizadas e mais de 19 mil cidadãos inseridos no mercado de trabalho.

A ação é baseada em um programa canadense que utiliza a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC), que a SERT adaptou do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo, realizado entre 1998 e 2002 pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Os participantes formam um “time”, um grupo, para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Durante esses encontros, eles recebem orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego, são incentivados a conhecerem a si mesmos e suas habilidades e competências e estabelecem metas de trabalho e de vida – para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)