Time do Emprego forma facilitadores em Araraquara

12004007_836907896429423_3269131367450508042_nNo total, 22 pessoas receberam treinamento para atuar em 13 municípios

São Paulo, 29 de outubro de 2015 – Nesta manhã, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) realizou a cerimônia de formatura de 22 facilitadores do Time do Emprego. Durante dez dias, os orientadores receberam um treinamento para ampliar a atuação do programa em 12 municípios da região de Araraquara.

Estiveram presentes no evento o coordenador de Políticas de Emprego e Renda, Pedro Nepomuceno, a diretora regional da Sert em Araraquara, Alliny Sartori, o coordenador técnico do Time do Emprego, Hugo Leonardo, o vereador Ailton Silva, do município de Ariranha, Buchechinha, vereador por Araraquara e Viviane, das Secretarias de Cidadania e Assistência Social e da Infância e Juventude de São Carlos.

“O Time do Emprego está com força total mesmo neste momento de crise em que o país enfrenta. É o único programa dentro da SERT em que torcemos para que inicie cheio e termine vazio, afinal, terminar vazio significa que os participantes foram (re) colocados no mercado de trabalho.”, sintetizou Nepomuceno em sua fala.

Sartori falou sobre a importância e gratificação de se capacitar multiplicadores e salientou que acompanhará de perto todo o desenvolvimento dos formandos, bem como a disseminação do conhecimento adquirido.

Já Hugo Leonardo, falou sobre a importância de se valorizar o desempregado. “O Time do Emprego vem para trazer dignidade àquele que está na busca por um emprego. Os facilitadores tem a responsabilidade de ajudar e apoiar o cidadão desempregado”, disse.

12179677_1014756485212159_1960546534_n

“São ações como esta que ajudam a ampliar a atuação do Time do Emprego. Triplicamos os números do programa criando turmas em diversas cidades do interior do Estado”, afirmou Nepomuceno e destacou que a função do facilitador vai além de orientar. “Eu espero que daqui não saiam apenas facilitadores, mas também agentes que transformem a vida dos cidadãos”.

Ariranha, Borborema, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Jardinópolis, Monte Mor, Nova Odessa, Rifaina, Santa Rita do Passa Quatro e São Carlos são os municípios que estiveram representados no treinamento.

Mais sobre o Time do Emprego

Desde sua implantação, em 2001, mais de 40 mil pessoas passaram pelo programa no Estado. Destes, mais de 19 mil conseguiram colocação profissional.

Durante os 12 encontros – com duração de três horas –, os facilitadores apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, sugestões para aperfeiçoar aptidões e para produzir um currículo interessante, postura no momento da procura por emprego, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos. Os grupos têm até 30 pessoas.

Assessoria de Comunicação – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho